A Universidade canadiana de Calgary anunciou que irá começar a leccionar um novo e original curso de escrita de vírus informáticos cujo nome será "Computer Viruses e Malware". Segundo a mesma universidade, o referido curso irá dedicar-se ao "desenvolvimento de software maligno, como vírus informáticos, bugs e cavalos de Troia" e terá início no decorrer deste Outono.

O mentor da ideia, o doutor John Aycock, terá afirmado que convenceu a Universidade de Calgary a aceitar o curso argumentando que este aumentará de forma significativa o conhecimento em relação aos vírus e consequentemente o modo de os combater.

Para o mesmo, ensinar alunos a desenvolver vírus informáticos é comparável ao que os investigadores médicos fazem quando tentam recriar vírus biológicos para melhor os conhecer e combater.

Esta iniciativa polémica motivou já comentários menos abonatórios a seu favor, como sucedeu com um consultor tecnológico sénior da Sophos Anti-Virus, de nome Graham Cluley: "Devemos ensinar miúdos a assaltar carros se estes estão interessados em tornarem-se polícias um dia? Simplesmente não é necessário criar novos vírus para compreender como funcionam e como podem ser prevenidos", declarou ao site The Register.

Notícias Relacionadas:
2002-12-15 - "Vírus híbridos vão continuar a principal ameaça à segurança nos próximos anos"

2002-01-28 - Cada empresa sofreu em média mais de 700 ciberataques nos últimos seis meses
2002-04-08 - Perdas financeiras provocadas pelo roubo de dados via Internet continuam a aumentar
2001-03-13 - Custos financeiros do cibercrime aumentam