A Universidade do Minho através do professor António Luís Pinto Ferreira de Sousa, encontra-se entre os 41 vencedores dos HP Labs Innovation Research Awards 2008, que englobam projectos estratégicos de investigação entre as instituições académicas de investigação e os HP Labs, o pólo central de investigação da empresa.



O leque dos escolhidos, que integra instituições de ensino de instituições americanas, europeias, africanas e asiáticas, resulta da análise a mais de 450 propostas de 200 universidades em 28 países de todo o mundo.



No final, os premiados trabalharão com os investigadores dos HP Labs na pesquisa especulativa e potencial de game-changing, esperando-se que "os resultados constituam o progresso tecnológico em áreas de explosão de informação, serviços de dynamic cloud, transformação de conteúdo, infra-estruturas inteligentes e sustentabilidade", explica a HP em comunicado.



Prith Banerjee, vice-presidente senior, director dos HP Labs, frisa que a intensificação dos trabalhos entre a empresa, académicos, governo e sector comercial "garante que os esforços de pesquisa da HP tenham um impacto elevado conjugando os objectivos científicos e de negócio da HP e dos seus parceiros".



Como tal, a HP irá trabalhar com os principais investigadores académicos mundiais e os tópicos dos projectos irão abranger uma vasta gama de problemas técnicos, incluindo a pesquisa de sistemas quantum nano-photonic, computação social e a sua relação com a difusão do conhecimento, e o desenvolvimento de ecossistemas sustentáveis de IT.



É de salientar que os HP Labs Innovation Research Awards canalizam fundos de 100 mil dólares anuais para cada instituição académica, sendo renovável por três anos, baseado no progresso da investigação e nas exigências da HP. Estes prémios incluem o apoio a um estudante investigador, sendo que este poderá participar no internship program dos HP Labs. O próximo concurso para novas propostas está agendado para a primavera de 2009.



Notícias Relacionadas:

2008-05-28 - HP desafia comunidade académica a apresentar propostas de I&D

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.