
Numa altura em que os dispositivos móveis e as plataformas online se multiplicam de forma quase virulenta e desenfreada, criar e recordar palavras-passe e nomes de utilizador diferentes para cada serviço que se utiliza é considerada – e justificadamente, deve acrescentar-se – uma tarefa psicologicamente exaustiva.
Por isso, muitos utilizadores usam as mesmas credenciais de acesso – ou variações muito ténues – em todas as redes sociais, serviços de email e outras plataformas digitais em que estejam registados.
Mas isso faz emergir um vasto rol de preocupações de segurança, principalmente quando estas credenciais são também utilizadas em sistemas e contas do âmbito profissional.
Um estudo recente da holandesa Gemalto aponta que 90% dos profissionais de TI das empresas receiam que estas práticas possam comprometer a segurança das redes informáticas das organizações e torná-las vulneráveis a ataques.
Contudo, 68% destes profissionais sentem-se, ao mesmo tempo, confortáveis com a partilha de dados de acesso entre as esferas pessoal e profissional.
A fusão destes dois mundos é cada vez maior e há que adaptar os mecanismos de autenticação nos recursos das empresas à realidade que os funcionários experienciam nos contextos pessoais.
Mais de metade (52%) dos abrangidos pelo estudo da Gemalto acreditam que, ao longo dos próximos três anos, se vai observar a replicação dos métodos de autenticação utilizados nos produtos de consumo, como análise da retina ou da impressão digital, nos produtos e serviços utilizados nas empresas.
Os dados apontam para que 64% de todos os casos de roubo de dados aconteçam através de credenciais furtadas aos utilizadores. Se as mesmas credenciais forem usadas para todos serviços, a probabilidade de ocorrerem quebras de segurança dos sistemas informáticos das empresas aumenta consideravelmente.
Perto de 50% dos profissionais de TI afirmam que estão em processo de aplicação de ferramentas mais robustas de autenticação e acesso a dados nos sistemas corporativos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini vai dar “vida” ao robot de companhia Ballie da Samsung. Chega às lojas durante o verão -
Site do dia
Deepfake ou imagem real? Neste site pode pôr as suas capacidades de observação à prova -
App do dia
Explore masmorras e descubra tesouros no mundo de fantasia de Crimson Angel -
How to TEK
Já pode utilizar o Google Lens enquanto navega na internet em iOS. Saiba como ativar
Comentários