A Microsoft revelou que algumas das novas funcionalidades da Xbox One só vão estar disponíveis para subscritores do serviço Xbox Live Gold. Uma das funcionalidades que vai obrigar ao pagamento dos 60 euros anuais do serviço é o Skype, ferramenta de videochamadas que nas restantes plataformas é gratuito.

Nos PC, Mac, Android, dispositivos iOS e Windows Phone é possível ter acesso às principais funcionalidades do software sem qualquer pagamento, mas na nova consola da Xbox será preciso pagar para ter acesso às videochamadas.

O facto de cobrar aos utilizadores da própria consola o que disponibiliza noutras plataformas de forma gratuita é o factor de destaque. A Microsoft sempre cobrou para que os utilizadores tivessem acesso a determinadas ferramentas, como modo de jogo online e o Internet Explorer.

Também a funcionalidade de Game DVR, uma das mais destacadas pela tecnológica, só vai funcionar para jogadores subscritores do Xbox Live Gold. Com o Game DVR a consola grava automaticamente os últimos cinco minutos de jogo, conteúdo que pode depois ser partilhado pelo jogador.

O One Guide, tabela de programação com sugestões "inteligentes", e o Smart Match também estão na lista de ferramentas acessíveis apenas para quem aceder aos planos Live Gold. O serviço também pode ser subscrito por um período de três meses e tem um custo de 20 euros.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico