A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro vai estrear no próximo ano lectivo - 2007/2008 - a primeira Licenciatura em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas. O curso apoia-se nas novas normas do processo de Bolonha e será responsável pela formação dos primeiros licenciados na Europa, em 2010, nesta temática.
Os profissionais de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade estarão aptos a aplicar a ciência e a tecnologia ao serviço da qualidade de vida da população com necessidades especiais, como é o caso dos cidadãos com deficiência, idosos e acamados de forma a facilitar-lhes o acesso a serviços, educação, emprego, saúde e reabilitação funcional, transportes, vida independente e recreação.
O curso está estruturado de forma transversal e abrange áreas como "Ciências de Engenharia (Informática, Engenharia Mecânica, Electrónica e Automação, Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade)" e congrega " áreas das Ciências Sociais e do Comportamento, Ciências da Gestão e Serviços Sociais", diz a UTAD.
A licenciatura em Engenharia de Reabilitação é a resposta ao Plano Nacional para a Promoção da Acessibilidade (PNPA), aprovado em Conselho de Ministros em Dezembro do ano passado. Este plano prevê um conjunto integrado de medidas com o objectivo de promover a acessibilidade ao meio edificado, aos transportes e às tecnologias de informação e comunicação a pessoas com necessidades especiais.
Os interessados em frequentar o curso deverão contactar a UTAD para mais informações tendo em conta que as candidaturas têm início hoje, dia 9 de Julho.
Notícias Relacionadas:
2007-04-03 - Universidade de Aveiro adquire ilha no Second Life e prepara presença orientada para a educação
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários