A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro vai estrear no próximo ano lectivo - 2007/2008 - a primeira Licenciatura em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas. O curso apoia-se nas novas normas do processo de Bolonha e será responsável pela formação dos primeiros licenciados na Europa, em 2010, nesta temática.




Os profissionais de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade estarão aptos a aplicar a ciência e a tecnologia ao serviço da qualidade de vida da população com necessidades especiais, como é o caso dos cidadãos com deficiência, idosos e acamados de forma a facilitar-lhes o acesso a serviços, educação, emprego, saúde e reabilitação funcional, transportes, vida independente e recreação.




O curso está estruturado de forma transversal e abrange áreas como "Ciências de Engenharia (Informática, Engenharia Mecânica, Electrónica e Automação, Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade)" e congrega " áreas das Ciências Sociais e do Comportamento, Ciências da Gestão e Serviços Sociais", diz a UTAD.




A licenciatura em Engenharia de Reabilitação é a resposta ao Plano Nacional para a Promoção da Acessibilidade (PNPA), aprovado em Conselho de Ministros em Dezembro do ano passado. Este plano prevê um conjunto integrado de medidas com o objectivo de promover a acessibilidade ao meio edificado, aos transportes e às tecnologias de informação e comunicação a pessoas com necessidades especiais.




Os interessados em frequentar o curso deverão contactar a UTAD para mais informações tendo em conta que as candidaturas têm início hoje, dia 9 de Julho.




Notícias Relacionadas:

2007-04-03 - Universidade de Aveiro adquire ilha no Second Life e prepara presença orientada para a educação

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.