A utilização de câmaras fotográficas digitais como principal meio para capturar imagens irá aumentar no curto prazo, defendem várias fabricantes, mesmo tendo em atenção o crescimento observado do mercado de telemóveis que incorporam câmaras e que por isso têm a possibilidade de tirar fotografias.



As câmaras integradas em telemóveis são perfeitas para uma "fotografia de momento", mas em altura de férias, num casamento ou outros eventos importantes os consumidores preferem ter à mão uma máquina mais completa, de preferência com um bom flash, defendem as fabricantes. "Muitos utilizadores já têm câmaras muito boas, e estão habituadas a usar determinadas características, como o zoom", afirmou John Solomon, da Hewlett-Packard, citado pela Reuters.



Os telemóveis com máquina incorporada tiram fotografias de baixa qualidade que normalmente servem depois para ver em outro telefone, enviar por email ou colocar na Web. A maioria dos terminais não consegue efectuar determinadas funções, como o zoom ou o ajustamento da profundidade ou campo e a impressão de fotografias tiradas com telemóvel é muito pobre. "(Para momentos especiais) as pessoas querem mais qualidade e a possibilidade de usar as opções que uma câmara dedicada lhes proporciona" afirmou Paul D'Andrea, da Fuji Photo Film USA, citado pela agência de notícias.



A ideia de adicionar câmara fotográfica ao telemóvel agradou aos consumidores, e a procura por novos terminais tem aumentado. Por outro lado, a utilização de telemóveis com câmara também poderá contribuir para o crescimento das vendas de câmaras fotográficas digitais, à medida que aumenta a familiaridade com os procedimentos da "fotografia sem rolo".
"Os telemóveis com máquina fotográfica integrada irão ajudar as pessoas a sentirem-se mais confortáveis com a imagem digital" afirmou Chip Novick, da Sprint.



Espera-se que as fabricantes de telemóveis com câmara lhes acrescentem mais funcionalidades, mas o timing da sua introdução através dos operadores móveis irá depender da sua capacidade de manter razoáveis os preços.



De acordo com as últimas previsões da Consumer Electronics Association, a procura tanto de câmaras fotográficas digitais como de telemóveis com máquina fotográfica integrada irá crescer significativamente durante este ano. As fabricantes de câmaras digitais irão lançar no mercado 15,3 milhões de unidades, face às 12,5 milhões lançados em 2003, enquanto os telemóveis atingiram as 84,6 milhões de unidades, comparativamente a 70,5 milhões.



Notícias Relacionadas:

2003-05-15 - Telemóveis equipados com câmaras avançadas suscitam receios de privacidade

2002-01-23 - Telemóveis com câmaras incorporadas podem substituir máquinas fotográficas digitais