Um estudo recente indica que os utilizadores de iPhones serão os mais satisfeitos com o dispositivo e ecossistema pelos quais optaram, com a Apple a conseguir, na análise, uma taxa de retenção de clientes de 89%. Isto significa que, entre os entrevistados que usavam smartphone da marca, apenas 11% ponderam optar pela concorrência na altura de trocar de telefone.

Já entre os utilizadores de telefones Android, pouco mais de metade se diz absolutamente convencido pelo equipamento que usa. A taxa de retenção calculada para o sistema operativo de código aberto promovido pela Google - incluindo na contagem os dispositivos com este sistema operativo produzidos pelas diferentes fabricantes - é de de 55%.

Verificou-se também que, entre aqueles que tinham um smartphone Android, 31% estavam inclinados a optar por um iPhone da próxima vez que fossem comprar um telefone. Vale a pena lembrar que há ainda uma fatia de 10% de utilizadores que se declararam indecisos sobre se continuariam “fiéis” ao Android numa próxima aquisição.

A análise foi levada a cabo pela UBS Research e, apesar de ter incidido sobre um reduzido universo de 515 entrevistados, tem vindo a ser apontada por observadores e meios especializados, na medida em que espelha algumas das tendências observadas, nomeadamente no mercado norte-americano.

Exemplos disso serão as “classificações” com que saíram da análise marcas como a BlackBerry, Nokia ou HTC.

Os smartphones e ecossistema BlackBerry, da Research In Motion (RIM), que num estudo levado a efeito em março de 2010 apresentavam uma taxa de retenção de 62%, saem desta análise com uns bem mais modestos 33%. A Nokia, que pela mesma altura, reunia contava com 42% de clientes que não abriam mão dos telefones da marca, viu a percentagem cair para os 24% de utilizadores fieis.

A seguir à Apple, a HTC é a segunda fabricante com a maior taxa de clientes que não trocavam o seu dispositivo por outro: 39%. A gigante Samsung fica-se pelos 28%.

Curiosa é ainda a constatação de que mais de metade dos entrevistados que se mostraram interessados em mudar de plataforma móvel (sistema operativo e fabricante), gostariam de vir a ter um iPhone.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: Verificámos nesta notícia um número anormal de comentários onde era utilizada linguagem inapropriada. Por isso optámos por retirar todos os comentários.
Pedimos desculpa aos leitores que tinham feito comentários válidos para o debate do tema.

Lembramos a todos os leitores do TeK que o espaço de comentários se destina a um debate de ideias, que se quer civilizado e utilizando linguagem apropriada, seguindo as normas de utilização definidas nos Comentários do SAPO.
Este é um espaço que o TeK criou para a comunidade em que todos devem participar para manter o nível de qualidade e civismo. Para isso os comentários negativos, com linguagem inapropriada e xenófobos devem ser votados de forma negativa e reportados como abusivos por todos os leitores.

Agradecemos a vossa colaboração.