O Produto do Ano, sistema de avaliação mundial que distingue os produtos inovadores, realizou um estudo para compreender aquilo que os consumidores procuram no futuro, assim como as suas expetativas para a tecnologia. O estudo surge no contexto de um mundo cada vez mais ligado e dependente da tecnologia, independentemente dos formatos e situações da vida quotidiana das pessoas. Vários sectores têm sido moldados, como a saúde, agricultura, educação e outros.
Uma das conclusões do estudo, no que diz respeito aos smartphones, é que 43% dos inqueridos esperam que no futuro os equipamentos tenham maior durabilidade de bateria, ao passo que 39% desejam ver melhorias na segurança. Já 18% olham para a inovação e desejam que os telemóveis tenham tecnologias emergentes integradas, como por exemplo, a realidade aumentada.
Olhando para a evolução das aplicações, 37% dos inqueridos desejam mais integração com equipamentos inteligentes, 34% querem mais privacidade de utilização e 28% prefere mais opções de personalização.
Na questão das inovações tecnológicas mais aguardadas pelos consumidores nos próximos anos, 44% destaca os progressos nas áreas de biotecnologia e saúde digital. Os avanços na inteligência artificial e machine learning chamam a atenção de 36% dos inqueridos. Por fim, 18% desejam novos desenvolvimentos em tecnologia de realidade aumentada ou virtual.
Os sectores onde se acredita serem mais impactados pelas inovações tecnológicas surgem a saúde e bem-estar em destaque com 56% das respostas, seguindo-se os transportes e mobilidade empatados com a educação e aprendizagem em 22%. Apesar da inovação, 84% dos inqueridos dão mais valor às práticas sustentáveis por parte das marcas.
Sobre os fatores que influenciam decisões de compra, 43% apontam a inovação tecnológica, 28% a reputação da marca e as recomendações de amigos e família nos 14%.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Maple Tale é uma aventura de plataformas com animações desenhadas à mão -
Site do dia
Precisa de gravar o ecrã do computador? O Donzo dá uma ajuda com um clique -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários