Ao longo dos anos, ferramentas como o Wine têm permitido a compatibilidade dos jogos produzidos para o sistema operativo Windows em ambiente Linux e outros sistemas Unix. A Valve poderá agora estar a trabalhar num sistema idêntico, para tornar compatível a biblioteca de títulos do Steam.

Ainda não foi confirmado oficialmente, mas a descoberta de um código na base de dados do Steam, pela GamingOnLinux, indicia o modo de compatibilidade entre os dois SO, além deoutros elementos de interface do utilizador e um menu de preferências. Um dos ficheiros chamava-se “Steam_Settings_Compat_info” com a seguinte descrição: “Steam Play vai instalar automaticamente ferramentas de compatibilidade que te permitirá jogar videojogos da tua biblioteca que foi construída para outros sistemas operativos”.

Os especialistas de Linux referem que poderá ser algo relacionado ao Wine ou ao sistema DXVK, que é um conjunto de ficheiros que faz a tradução de DirectX11 para Vulkan, o que torna os títulos mais recentes compatíveis.

A introdução de ferramentas como o Wine de forma nativa para o cliente da versão Linux do Steam é algo requisitado por muitos utilizadores há algum tempo. Desta forma os produtores poderiam ter uma melhor perspetiva do número de pessoas a utilizar os diferentes sistemas operativos, refere o GamingOnLinux, além de facilitar os jogadores de Linux a instalar os jogos do Windows.

Resta aguardar pela eventual revelação oficial do sistema, caso esteja realmente a ser preparado pela Valve.