O primeiro trimestre de 2009 não trouxe grande evolução ao volume europeu de vendas de PC face a igual período do ano passado, mas Portugal parece contrariar a tendência, segundo a Gartner.

Os números da consultora para os primeiros três meses do ano para a Europa mostram vendas de 15,3 de unidades de PC e portáteis, num crescimento de apenas 0,7 por cento em comparação a 2008.

No mesmo período, em Portugal as vendas destes dispositivos cresceram 8,1 por cento de face ao ano passado.

O mercado nacional é liderado pela HP, com uma quota de 30 por cento, seguida da Toshiba com 22 por cento. Na terceira posição surge a portuguesa Inforlândia com 13,2 por cento. Acer e Asus completam o "top 5" com respectivamente quotas de 9,8 e 6,1 por cento.

Entre as fabricantes, destaque para a Acer, que cresceu mais de 70 por cento face aos três primeiros meses de 2008. Pela negativa, Asus e Toshiba viram diminuir as suas vendas em, respectivamente, 12 e nove por cento.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A J.P. Sá Couto não entrou no top 5, ficando em 6º lugar nesta classificação com 10.500 unidades vendidas. A Gartner explicou ao TeK que nos seus números não considerou o projecto Magalhães, já que integram um projecto privado para as escolas.

Recorde-se que nos números da IDC relativos ao ano de 2008 esta empresa figurava em terceiro lugar nas vendas de PCs com perto de 200 mil unidades vendidas.

O top das fabricantes na Europa é igualmente liderado pela HP, cujas vendas no primeiro trimestre de 2009 cresceram 1,2 por cento face a 2008. A Acer ocupa a segunda posição e a Dell a terceira.

Nota da Redacção: A notícia foi actualizada com mais informação entretanto recolhida junto da Gartner.