O trimestre que agora termina será de quebra nas vendas de PCs em todo o mundo, assim como o próximo, mas os três meses antes do final do ano já devem revelar uma inversão da tendência de perdas e dar um bom sinal para 2010.

As previsões são da Gartner que reviu as suas estimativas para este ano, apontando agora para vendas de PCs na ordem das 274 milhões de unidades, um valor que, em termos globais, representa uma queda face ao ano anterior, mas que esconde um quarto trimestre com sinais de mudança. Neste período a consultora antevê que as vendas possam retomar a tendência de crescimento e avançar 10,3 por cento face a 2008.

Para as previsões optimistas continuam a contribuir as vendas de mini-notebooks e as vendas no retalho a particulares, já que as vendas no canal empresarial continuaram a níveis abaixo de anos anteriores. O início das vendas do Windows 7 em Outubro também deverá ter um impacto pouco significativo no mercado este ano.

No que se refere ao segmento dos mini-notebooks, as estimativas da Gartner é que sejam este ano vendidas 21 milhões de unidades e no próximo ano 30 milhões.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.