As vendas no mercado de videojogos caíram 4 por cento em Janeiro para 1,14 mil milhões de dólares. Os números, relativos ao mercado norte-americano, ficam aquém dos obtidos em Janeiro de 2010, quando as vendas associadas às consolas somaram 1,18 mil milhões de dólares.



No hardware a queda foi de 8 por cento, para 353,7 milhões de dólares e no software de 5 por cento, para 576 milhões de dólares, abaixo das previsões da consultora que estimava uma queda de 8 por cento.



A NPD diz, aliás, que não fossem as vendas da nova versão do jogo Just Dance da Ubisoft e de outros jogos de dança, as quebras nas vendas do mercado de videojogos tinham sido mais expressivas.



Mesmo assim, a liderança de vendas do mês não passa pelos jogos de dança. Pertence antes ao Call of Duty Black Ops. Na segunda posição de vendas chega então o Just Dance 2 e no top 10 de vendas existem outros títulos do género.



A NPD acredita que os jogos de dança serão a próxima grande tendência dos jogos de consola. Baseia-se nos indícios do mês de Janeiro, tendo em conta que não é habitual ver no top de vendas - a não ser no período do Natal - jogos associados a segmentos de público mais específicos, como este.