A Symbian apresentou a versão 9.5 do seu sistema operativo para smartphones e anunciou que este estará disponível entre a segunda metade de 2008 e o início de 2009. A empresa garante que a nova edição reduz a utilização de memória RAM em mais de 25 por cento, tornando o desempenho dos equipamentos mais rápido, comparativamente à versões anteriores.



A versão 9.5 inclui suporte para standards de TV digital e para serviços baseados na localização (LBS), ferramentas de captação e edição de imagem e novas opções de conectividade com computadores pessoais, para maior facilidade na transferência de dados.



Entre as novas funcionalidades embutidas no sistema destacam-se melhoramentos ao nível do VoIP, com a troca automática da rede 3G para WLAN.



De acordo com Ian Hutton, gestor de produto da Symbian, um dos maiores avanços na nova versão prende-se com a integração do ActiveSync para ligação com o Microsoft Exchange Servers, publicou a Zdnet. O mesmo responsável salienta ainda aperfeiçoamentos ao nível das aplicações de calendário e de agenda.



Com este lançamento a empresa quer reforçar a presença no mercado e oferecer uma resposta competitiva à nova versão do sistema operativo móvel da Microsoft, o Windows Mobile 5.



Ao longo do ano passado foram comercializados perto de 51,7 milhões de smartphones com sistema operativo Symbian, o que elevou o número total de vendas da marca para os 110 milhões de unidades.

Notícias Relacionadas:

2006-11-20 - Sistema operativo Symbian está presente em 100 milhões de smartphones

2006-11-08 - Sony Ericsson compra UIQ Technology à Symbian