A versão portuguesa das licenças Creative Commons vai ficar disponível em Novembro. O processo avança no âmbito de uma parceria entre a Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica, a UMIC e a INTELI e é precedido de uma consulta pública que já está aberta online.
As licenças Creative Commons são uma ferramenta de partilha de conhecimento e obras, alternativas ao tradicional sistema de protecção de direitos autorais.
O projecto surgiu em 2001 pela mão de um professor da Universidade de Stanford com o objectivo de abarcar um conjunto de bens culturais sob uma licença jurídica que facilitasse a circulação e recriação de obras. Desde o seu arranque foram já atribuídas 140 milhões de licenças.
Depois do período de consulta pública da versão portuguesa da licença o processo carece ainda de aprovação por parte da iCommons, organização que lidera a internacionalização das licenças CC.
Recorde-se que já no ano passado havia planos para avançar com uma versão portuguesa deste modelo de licenciamento que carecia de alguma adaptação ao sistema jurídico português.
O processo acabou por se prolongar no tempo e fica agora a promessa de disponibilização para o próximo mês e Novembro.
Notícias Relacionadas:
2005-02-10 - Licenças Creative Commons adaptadas para Portugal serão lançadas após o Verão
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários