A Via Verde vai passar a servir para pagar o estacionamento em zonas de parqueamento geridas pela EMEL. Resultado de uma parceria com a empresa municipal, esta nova funcionalidade não terá custos adicionais para o utilizador e permitirá pagar apenas o tempo efectivo de estacionamento, gozando de um sistema remoto de actualização de tarifas.


Na sequência da mesma parceria está a ser ultimada uma funcionalidade específica para o controlo de cargas e descargas urbanas, baseado na tecnologia DSRC MW - Dedicated Short Range Communication, usado nos identificadores actuais.



Também para 2006 a empresa prepara-se para oferecer interoperabilidade entre os sistemas de pagamento electrónico por si geridos em Portugal e os sistemas de pagamento electrónico espanhóis. Esta funcionalidade, tal como as duas outras, vai requerer a utilização de um novo identificador desenvolvido em parceria com a Q-Free.



Ao contrário do dispositivo actual que só emite sinal, o novo identificador permitirá armazenar dados, software próprio, podendo funcionar como porta-moedas electrónico, detalhou ontem a empresa numa apresentação que decorreu no Salão Automóvel da FIL.



Na apresentação a Brisa pormenorizou um conjunto de outros projectos desenvolvidos pelo grupo na área da inovação. No que se refere aos meios de pagamento está em marcha o projecto Wimo que prevê a possibilidade de efectuar pagamentos, dos parquímetros por exemplo, via telemóvel. Esta solução, que ainda não tem data de comercialização será suportada em Java e activada pressionando uma única tecla.



Na área da interoperabilidade entre sistemas de pagamentos está em preparação o projecto OBUi - On Board Unit Interoperability que implicará o desenvolvimento de uma nova linha de identificadores e que integra um subsistema de posicionamento baseado em navegação por satélite com suporte para novos serviços e vários sistemas de pagamento. Este projecto tem como horizonte 2010, ano definido pela UE para a interoperabilidade entre sistemas de pagamento europeus.



Com intervalo temporal mais curto, o Avisar está em testes desde 2005 e deverá passar à fase de implementação durante o próximo ano. Trata-se de um sistema de detecção e o alerta automático de incidências na rede Brisa, que funciona através de imagens captadas pelo sistema de 519 câmaras de vigilância electrónica das auto-estradas.



Este sistema permitirá localizar casos anómalos e emitir alertas, ajudando a evitar situações de contra-mão, veículos em marcha lenta ou parados na berma e que irá fornecer informações como a velocidade dos veículos, matricula ou taxa de ocupação dos veículos.



Em 2005 a Brisa investiu 5,35 milhões de euros em inovação que asseguram o desenvolvimento de 42 projectos, preparados em parceria com 15 instituições de I&D e 30 empresas. O sistema de pagamentos electrónicos, que absorve parte deste esforço de investimento, é já utilizado por 1,9 milhões de clientes e durante o ano passado suportou 550 mil transacções dia. Até finais de 2005 o sistema estava em 141 praças de portagem, 35 parques de estacionamento, 90 bombas de combustível e 4 bairros históricos.



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