Quantas vezes perdeu um comboio por ter que comprar um bilhete de viagem numa altura em que tanto as bilheteiras como as máquinas automáticas estavam cheias de pessoas? De forma a facilitar o processo para os passageiros, a Fertagus passa a dispensar os títulos de viagem, aceitando a validação dos passageiros com um cartão de pagamento bancário contactless.
O projeto, referido como pioneiro em Lisboa, tem como parceiros a Mastercard e a Finaro, e foi apresentado no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade. O projeto-piloto começou esta semana e a sua implementação em toda a rede de transportes da Fertagus está previsto para novembro. A empresa diz que o sistema vai servir mais de 90 mil passageiros que utilizam os comboios suburbanos entre Lisboa e a margem Sul.
O objetivo do novo sistema de pagamento é dar resposta aos desafios da transformação digital no sector da mobilidade urbana em Portugal, cruzando o sistema de pagamentos bancários com os títulos de transporte. Na prática, os passageiros apenas têm de passar o seu cartão bancário diretamente nos validadores disponíveis nas estações, em equipamentos que são semelhantes aos que validam atualmente os títulos de transporte. Este formato de pagamento vai ajudar também os cidadãos estrangeiros a circular com maior facilidade nos transportes públicos, uma vez que apenas têm de utilizar o seu cartão bancário.
A tecnologia em questão já provou ser eficaz no contexto internacional. A empresa dá o exemplo de Londres, referindo que o operador local reduziu os seus custos operacionais em 35%, o que equivale a 100 milhões de euros. E desde que a solução foi implementada em 2014, registou-se nos transportes da capital londrina três vezes mais viagens. E foram utilizados 19 milhões de cartões bancários contactless de mais de 100 países diferentes.
O papel da Finaro foi desenvolver a solução end-to-end que permite utilizar os pagamentos bancários para validar as viagens e “cobre todas as necessidades dos operadores envolvidos na jornada dos passageiros e simplifica o sistema de pagamento nos transportes”, referiu David Jofre Tejada, vice-presidente de vendas e negócios da Finaro. A empresa especialista em soluções tecnológicas de pagamentos diz que a sua solução é completa e de reduzida complexidade, seja para a Fertagus, como os utilizadores finais.
Maria Antónia Saldanha, country manager da Mastercard Portugal salienta que a simplificação do pagamento dos títulos de transportes públicos significa um grande passo tanto para os passageiros como operadores, mas que o país ainda tem um longo caminho a percorrer para a transição digital no sector.
A Fertagus realça o seu pioneirismo de soluções inovadoras nos seus projetos, como a utilização do smartphone para validar viagens nos seus transportes. “Queremos que seja fácil para todos utilizar o comboio, mesmo que seja a primeira vez neste transporte, e os cartões bancários contacless permitem essa facilidade”, refere Clara Esquível, administradora da Fertagus, salientando ainda o impacto ambiental que se vai registar com a poupança dos bilhetes em papel.
O SAPO TEK questionou a Finaro Portugal sobre os métodos de fiscalização presentes no sistema. Segundo Liliana Oliveira, Director of Sales & Business Development da empresa, vai ser implementada uma solução de fiscalização que permite, através da aproximação do cartão do passageiro ao aparelho do inspetor, detetar se aquele cartão foi usado para validação. "O passageiro escolhe o destino no momento da entrada. Quando sai, terá que encostar o cartão para a porta abrir e neste momento o sistema deteta se foi respeitada a opção inicial. Caso haja uma tentativa de ludibriar o sistema, o mesmo deteta-a e cobra o valor remanescente.", explicou Liliana Oliveira ao SAPO TEK.
Sobre eventuais fraudes, de duas pessoas passarem com apenas uma validação, refere que "esta situação já é um risco com a bilhética tradicional e vai continuar a sê-lo. O nosso sistema implica uma interação com o validador, através do encostar do cartão bancário, conforme é feito com um bilhete ou passe mensal. O risco neste ponto é o mesmo. No entanto, temos sistemas antifraude implementados".
Sobre a possibilidade do sistema ser alargado a outros operadores, como a CP, Carris ou Metro de Lisboa, a empresa disse que "a Finaro está no mercado para acelerar e simplificar a implementação da solução de pagamentos EMV Contactless nos transportes públicos. Teríamos todo o prazer em alargar este serviço à Carris e Metro de Lisboa, assim que estes demonstrem o mesmo interesse e ambição da Fertagus".
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