Em Hogwarts Legacy, as aranhas estão por todo o lado, mas uma atualização lançada recentemente pela Avalanche Software promete tornar a experiência menos dolorosa para os jogadores que têm medo de aracnídeos.

tek harry potter

Com o novo Modo Aracnofobia, é possível substituir as aranhas por criaturas fictícias que se deslocam em patins - uma alusão clara ao boggart que Ron Weasley encontra em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, durante uma aula de Defesa Contra as Artes das Trevas.

Este novo modo também elimina todos os ruídos emitidos pelas aranhas, mas não remove as imagens estáticas presentes nos colecionáveis.

Electronic Arts disponibiliza patentes tecnológicas dos seus títulos em favor de maior acessibilidade nos videojogos
Electronic Arts disponibiliza patentes tecnológicas dos seus títulos em favor de maior acessibilidade nos videojogos
Ver artigo

Nos últimos anos, os videojogos têm apresentado sistemas de acessibilidade cada vez mais alargados, por forma a facilitar a experiência a jogadores que apresentam algum tipo de incapacidade, tanto a nível visual, como auditivo. Endereçar fobias que podem impedir que alguns gamers gozem da experiência é uma outra forma de garantir que ninguém é, à partida, impedido de experimentar o jogo.

Recentemente, também a Guerrilla Games tentou suavizar a experiência de Horizon Forbidden West para os jogadores que sofrem de talassofobia (medo de grandes massas de água). Com este modo ativo, é possível ver mais longe dentro de água, bem como respirar ilimitadamente.

Uma vez que os videojogos devem ser experiências de diversão e não indutores de stress ou ansiedade, todos estes ajustes são bem vindos, especialmente porque são opcionais.

Atualmente, a indústria já premeia os jogos com melhores opções de acessibilidade, mas estas novas opções demonstram que ainda há muitos caminhos que podem ser percorridos e que há formas criativas de o fazer.