Quando introduzem novas e inovadoras mecânicas nos seus videojogos, as editoras registam patentes para evitar que outras empresas copiem e utilizem as mesmas ideias nos seus títulos. A Electronic Arts está disposta a abrir mão de algumas das suas patentes em prol de uma maior acessibilidade no universo de gaming. Uma dessas patentes é o muito elogiado sistema de “ping” de Apex Legends. Trata-se da possibilidade dos jogadores apontarem algo que estão a ver, alertando os restantes membros da equipa, sem a necessidade de falar.

Na sua versão mais simples, o sistema é utilizado por muitos outros videojogos, mas no caso de Apex Legends a Respawn Entertainment introduziu diversas mensagens contextuais, facilitando em muito a comunicação tática entre os jogadores. O sistema tem vindo a ser bastante elogiado por garantir que jogadores com deficiências na fala e audição consigam comunicar durante as suas partidas.

Veja na galeria alguns exemplos do sistema de ping usado na comunicação de Apex Legends:

Nesse sentido, a Electronic Arts decidiu abrir a tecnologia a qualquer produtora de videojogos ou developer que queira replicar a mesma experiência, alegando que não via acionar os mecanismos legais de proteção à patente. Além da tecnologia de Apex Legends, a gigante dos videojogos abriu ainda o acesso a outras patentes tecnológicas presentes em jogos da série Madden e FIFA que ajudam as pessoas daltónicas ou com pouca visão de usufruírem dos mesmos. A sua tecnologia melhora automaticamente a palete de cores e os seus contrastes.

Ainda no que diz respeito à sua contribuição na inclusão, uma outra patente referente a tecnologia personalizada de som, que ainda está a ser desenvolvida será aberta a todos. A tecnologia vai permitir modificar ou criar música para pessoas baseado nas suas preferências e nível de capacidade de ouvir.

No seu blog, a EA diz que está também a disponibilizar código em open source para ajudar questões ligadas ao brilho, contraste e daltonismo para conteúdo digital. O conteúdo pode ser acedido através do GitHub da Electronic Arts para ser adaptado e utilizado nos projetos de todos. A empresa espera dessa forma inspirar outras empresas a partilhar as suas patentes para ajudar na inclusão de todos os jogadores.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.