O sucesso dos mini-laptops ou nanobooks, como já foram apelidados, vai de vento em popa e prevê-se que ao longo deste ano sejam vendidos mais de 8 milhões de equipamentos desta gama em todo o mundo.
As estimativas são do Market Intelligence Center que prevê ainda que para o ano o volume de vendas duplique, podendo chegar até aos 18,3 milhões de unidades vendidas.
Este tipo de equipamentos tem cativado o público que coloca a mobilidade no centro das suas atenções. Na maioria dos casos, os netbooks são comprados para fazer o papel do computador de casa noutros locais, ou seja, acaba por funcionar como uma alternativa mais portátil.
Grande parte destes mini-laptops pesam menos de 1 Kg e incluem ecrãs LCD de 7 a 10 polegadas. As suas baterias costumam ter uma longevidade acima da média e as ligações à Internet são facilitadas graças às pré-definições embutidas nos sistemas.
Em média, os computadores com estas características custam entre os 250 e os 500 euros, um preço que torna estes produtos ainda mais atractivos aos olhos do consumidor.
Empresas como a Asus e a Acer têm vindo a colher os resultados da aposta nestes equipamentos. A Asus viu a sua quota de mercado aumentar na Europa graças ao Eee PC enquanto a Acer prevê que as vendas dos seus nanobooks Aspire oscilem entre os 5 e os 7 milhões de unidades este ano e os 15 a 20 milhões em 2009.
Notícias Relacionadas:
2008-07-29 - Preços dos computadores low-cost cada vez mais baixos
2008-06-30 - Low-cost PC potencia crescimento do mercado no 1º trimestre
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários