O World Wide Web Consortium (W3C) anunciou o primeiro projecto de trabalho da Web Services Description Language 1.2 (WSDL), uma linguagem baseada em XML (eXtensible Markup Language) que descreve um serviço Web, os respectivos dados partilhados, o protocolo a utilizar e a sua localização na Web.


A nova especificação foi desenvolvida pelo grupo de trabalho de descrição de serviços Web do consórcio W3C, que foi criado depois de algumas empresas e programas terem revelado o seu interesse no desenvolvimento por parte do organismo responsável pelos protocolos que servem de base à Web de um padrão de WSDL que se pudesse basear na versão 1.1, mas que fosse sujeito ao processo de aprovação e aos requisitos técnicos do WC3.



Estes incluem o suporte para as recomendações do WC3, incluindo a XML Schemas e o XML Information Set, e a coordenação com outras actividades deste organismo. O WC3 afirmou que a WSDL 1.2 inclui uma melhor definição de componentes - o que resultou da participação aberta no processo de definição de requisitos e na revisão da versão 1.1, bem como dos requisitos do grupo de trabalho com vista à criação de uma especificação não-sobrecarregada.



Outras melhorias em relação à WSDL 1.1 incluem clarificações de linguagem, o que torna a especificação mais fácil de compreender e utilizar para os programadores e uma abordagem conceptual para definir os componentes de descrição, o que os torna mais simples e flexíveis.



Este documento agora divulgado é o primeiro de uma série de projectos da WSDL 1.2, tendo estado envolvidos no seu processo de desenvolvimento 30 empresas pertencentes ao consórcio W3C. A comunidade de programadores para a Web está convidada para analisar e comentar as versões posteriores.



Ao mesmo tempo, a empresa de estudos de mercado Internacional Data Corporation (IDC) acaba de lançar um relatório em que prevê que o suporte para padrões importantes de serviços Web, como o WSDL e o SOAP, vão tornar-se funcionalidades obrigatórias de plataformas de software de servidores de aplicações (ASPs) até ao final de 2002.



Notícias Relacionadas:

2002-04-15 - Google testa novo serviço de pesquisa para programadores de software sem fins comerciais

2002-04-15 - IBM disponibiliza nova tecnologia de serviços Web seguros

2002-02-06 - Empresas criam consórcio para desenvolvimento de tecnologia para serviços Web

2001-03-15 - IBM lança nova versão de WebSphere para servidores e mainframes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.