(Atualizada) A confirmação foi feita através de um post no blog do vice presidente da área de sistemas operativos e refere a disponibilização do Windows 10 em 190 países, e 111 línguas já no Verão, embora não discrime mais dados.

A Microsoft Portugal já adiantou ao TeK que embora não tenha ainda uma confirmação oficial esta data deve ser a mesma, até porque tradicionalmente e no que diz respeito a Windows, Portugal tem estado sempre no primeiro grupo de países a receber a versão final do sistema operativo, explica fonte oficial.

A Microsoft terá conseguido acelerar o processo de finalização do sistema operativo que já está a ser testado por milhares de utilizadores e recebeu milhões de contributos que estão a ser integrados no Windows 10.

O TeK já experimentou o Windows 10, ou melhor a Technical Preview, e recolheu imagens que mostram as funcionalidades do novo sistema.

A nova versão do sistema operativo, que salta um número passando à frente do que parecia lógico Windows 9, é a mais importante dos últimos anos e é apresentada pela Microsoft como o símbolo da unificação que a empresa sempre ambicionou, explorando a experiência móvel, segurança e interação natural.

Estes são os três grandes factores que a empresa adiantou que vão guiar o Windows 10 nos próximos anos.

A Microsoft já garantiu que todos os utilizadores do Windows 7, Windows 8.1 e Windows Phone 8.1 vão poder atualizar para o Windows 10, assim que o sistema operativo estiver disponível, de forma gratuita. A empresa diz no entanto que este upgrade apenas será grátis para as versões de PC durante um ano. A partir daí, para continuar a utilizar a plataforma é preciso pagar a respetiva licença.

O sistema operativo traz ainda um novo browser, que tem o nome de código de Project Spartan, que ditará a "morte" do Internet Explorer, o que já foi mesmo confirmado pela Microsoft, pelo menos em relação à marca.

A Microsoft está ainda a preparar uma versão especial do seu sistema operativo para máquinas, respondendo ao crescimento da Internet das Coisas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com as declarações da Microsoft Portugal.