O Windows 10 está à venda em Portugal por 135 euros na versão Home, depois de ter terminado na sexta-feira o prazo para download e instalação sem custos associados. E a Microsoft disponibiliza a partir de amanhã o Update de Aniversário do Windows 10, o maior conjunto de novidades a acrescentar ao sistema operativo desde o seu lançamento, ocorrido há já mais de um ano.

É no site oficial da Microsoft em Portugal, na secção dedicada ao Windows 10, que encontra a possibilidade de adquirir o sistema operativo da forma como lhe for mais conveniente (download ou em pen USB). A versão Pro, também disponível pela mesma forma, está à venda por 279 euros.

Mas, se está efetivamente interessado em adquirir e instalar o Windows 10, há dois aspetos que ainda deve ter em atenção, neste momento: primeiro, saiba que há ainda uma solução para ter o Windows 10 sem pagar (veja como mais abaixo neste artigo); segundo, a partir de amanhã já poderá descarregar e instalar sobre o sistema operativo a maior das atualizações ao mesmo.

Windows 10 Update de Aniversário

A atualização ocorrerá via Windows Update, sendo que o seu Windows 10 deverá começar a notificá-lo em conformidade assim que o Update de Aniversário estiver disponível. O processo deverá acontecer sem surpresas, mas recomendamos sempre que efetue um backup dos seus dados essenciais, apesar de a Microsoft afirmar que não existem perigos do género.

Basicamente, nada há além de novidades e alterações que o Update acrescenta efetivamente ao Windows 10. E entre estas há várias a destacar, tal como faz a Microsoft através de comunicado. A fabricante ressalva a nova funcionalidade Tinta Digital (Digital Ink), que revoluciona a forma como será possível utilizar um estilete em equipamentos com ecrã tátil, de tablets a PCs desktop.

Outro ponto importante passa pelas melhorias que a Microsoft afirma ter efetuado ao Windows 10 ao nível do consumo de energia, especialmente em portáteis. A empresa diz que são “mais de 150 alterações ao nível da utilização de bateria, que farão o seu PC trabalhar mais e por mais tempo”, além de que “promove” o Edge como “mestre” na tarefa de personalizar o browser e de “tirar o máximo partido da bateria do seu PC”.

Por outro lado, o assistente pessoal Cortana, também recebeu melhorias, ficando agora disponível na Xbox One nos Estados Unidos e no Reino Unido. A Loja Windows estende-se igualmente ao universo Xbox, dando origem a “uma só loja para trabalho e lazer”. Ao nível da segurança, o Windows Defender e o Windows Hello também introduzem novidades.

A representação em Portugal da fabricante de Redmond anuncia ainda via comunicado que estreia agora uma rubrica semanal de vídeos oficiais que pode acompanhar no blog oficial do Windows. “Esta Semana no Windows” é o título da série, em que a equipa de desenvolvimento apresenta todas as semanas “as novidades mais recentes do Windows, aplicações e dicas”. O primeiro episódio mostra precisamente tudo o que está incluído no Update de Aniversário do Windows 10.

Deixou passar o timing para atualizar para o Windows 10 gratuitamente?

Não desespere, ainda há esperança. O prazo para atualizar do Windows 7 ou 8/8.1 para a mais recente versão foi de um ano, terminou na passada sexta-feira e foram muitos os apelos efetuados pela Microsoft tendo em vista a atualização. Contudo, há ainda uma forma de proceder ao download gratuito e proceder à instalação do Windows 10.

A fabricante avança que “os utilizadores de tecnologias de apoio” podem aceder a uma seção específica do site oficial e dar início ao processo após o download de uma ferramenta de apoio, que serve também de assistente ao longo da atualização.

[caption][/caption]

Não se sabe quando esta oferta termina efetivamente, nem é indicada com antecedência de que forma são verificados os utilizadores face a eventuais requisitos de acesso a esta tecnologia. Se ainda está na dúvida se deve ou não atualizar, então tem de ler os artigos de apoio que preparámos nesse âmbito.

Nota da redação: foi acrescentado o preço, bem como o link para aquisição, da versão Pro do Windows 10.