O Windows 7 é, desde o passado mês de Dezembro, o sistema operativo mais utilizado pelos portugueses. Segundo a Microsoft, o número de PCs com Windows 7 ultrapassou o número de computadores com a versão Windows XP, assumindo a liderança do mercado.



Os valores divulgados pela gigante da informática têm por base os dados apresentados pelo Statcounter, que indicam uma crescente procura do Windows 7 no mercado português nos últimos meses.



A quota de utilização está actualmente nos 36,21 por cento, perto de seis pontos percentuais acima do Windows XP e quase nove pontos percentuais face ao Windows Vista - plataforma que já havia sido superada pelo Windows 7 em Outubro de 2010, que na altura assinalava o seu primeiro aniversário. A nível internacional a plataforma mais recente ultrapassou a sua antecessora um mês antes, em Setembro de 2010.



O ranking dos cinco primeiros entre os sistemas operativos em Portugal é completado pelo MacOSX, na quarta posição, com uma quota que actualmente ronda os 4,55 por cento, e pelo Linux, no quinto lugar, com 0,78 por cento.



Recorde-se que, na altura do lançamento do Windows7, em Outubro de 2009, os objectivos traçados pela Microsoft Portugal pressupunham a migração, até 2012, da totalidade da base instalada de Vista e 50 por cento da base instalada do Windows XP, "uma meta que a Microsoft espera alcançar com êxito em breve, tendo em conta a performance registada até ao momento", refere a fabricante no comunicado enviado à imprensa.



Querendo ilustrar o sucesso da plataforma, a empresa acrescenta ainda que a cada segundo são vendidas, em todo o mundo, sete licenças de Windows 7.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.