No final de novembro o Windows 8.1 era utilizado por 2,64% dos utilizadores que acederam à Internet nesse mês. O número já é suficiente para colocar o novo software da Microsoft à frente do Mac OS X Mavericks da Apple que registou uma quota de mercado de 2,42%.

Os números do Windows 8.1 representam no entanto um crescimento inferior a 1% relativamente aos resultados obtidos em outubro, mês em que foi lançado. A título de exemplo, o Windows Vista tem uma taxa de utilização superior ao atingir 3.57% de quota.

Tal como mostra o seguinte gráfico da Net Applications o Windows 7 e Windows XP continuam a ser os líderes destacados entre os sistemas operativos para computadores.

[caption]Windows quota[/caption]

Relativamente a outubro o Windows 7 cresceu mais de 1,5%, enquanto o Windows XP teve uma das maiores quebras registadas nos últimos meses. O sistema operativo lançado em 2001 baixou de 36,43% para 31,22%. Com o aproximar do fim de ciclo do software e do suporte oficial da Microsoft é de esperar que nos próximos meses a quota continue a baixar a um ritmo significativo.

Voltando aos números da Apple é de destacar que em pouco tempo o Mac OS X Mavericks conseguiu tornar-se a versão mais popular, tendo já uma vantagem sobre os 1,85% do Max OS X 10.8.

O Linux aparece na oitava posição dos sistemas operativos durante o mês de novembro ao conseguir uma taxa de utilização de 1,56%.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico