Já largamente pré anunciados, os novos serviços web da Microsoft foram ontem mostrados aos jornalistas, sendo ainda disponibilizada online uma versão beta. O Windows Live e o Office Live abrem uma nova era de "serviços ao vivo" que vão transformar a indústria de software ao eliminar as barreiras do PC ou dos dispositivos móveis, como destacou Bill Gates durante a apresentação.



Os novos serviços serão baseados no portal MSN e disponibilizados gratuitamente, pelo menos numa fase inicial, sendo suportados por publicidade. As versões pagas surgirão posteriormente. O presidente da Microsoft salientou na sua apresentação que estes serviços não vão substituir o sistema operativo nem o pacote de produtividade da empresa, garantindo ainda que para ter acesso a estas aplicações não será necessário ter estas aplicações instaladas no computador.



O movimento da Microsoft de colocar mais serviços de comunicação e informação online é visto como uma forma de combater a pressão crescente de concorrentes baseados na Web, como o Google e o Yahoo, e uma aceitação do facto de que mais uma vez a Internet obrigou a empresa a repensar o seu negócio.



Já em versão beta o Windows Live pretende centralizar o email, messenger e serviços de informação num único local. O portal servirá de ponto de partida para o Live Mail, um serviço de webmail global (para o qual os utilizadores do Hotmail são convidados a migrar), o Live Messenger com as mesmas funcionalidades que o MSN Messegner já mantinha, e o Live Safety Center, onde é disponibilizada informação de segurança e ferramentas de remoção de vírus.



O Windows Live conta ainda com o OneCare, um serviço já anteriormente anunciado que pretende ajudar os utilizadores a manter o seu PC seguro com anti-vírus, firewall, manutenção do PC e funcionalidades de backup e recuperação do sistema.



Ao contrário do Windows Live, que já pode ser experimentado online, o Office Live só estará disponível no início de 2006, mantendo como objectivo ajudar as empresas a melhorar a sua produtividade e criar uma presença profissional online. Segundo informação da empresa, o Office Live permitirá às empresas a criar o seu próprio nome de domínio, Web site e contas de email de forma gratuita.



O serviço incluirá ainda ferramentas de gestão destinadas à área de clientes, projectos e ferramentas de gestão de documentos.

Notícias Relacionadas:

2005-07-21 - Serviço de antivirus da Microsoft disponível para primeiros testes

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.