Apesar de ainda manter a maioria esmagadora da quota de mercado dos sistemas operativos, a Microsoft tem vindo a registar uma perda acentuada de 17% durante a última década. O relatório da StockApps mostra que o mercado do Windows reduziu de 90,96% registados em 2013 para os atuais 73,72%.
A investigadora Edith Reads refere que a redução da predominância do Windows no mercado dos sistemas operativos deve-se ao aumento da competição, com developers a criarem SOs baseados em open source, tornando-se mais rápidos, seguros e simples de utilizar. Além disso, a Apple também tem registado um aumento do macOS no mercado, que em 2013 tinha 7,95% do mercado e no final de 2021 tinha quase o dobro, 15,33%.
Por outro lado, o Linux também é apontado como um sistema que tem vindo a ganhar popularidade, devido à sua natureza open source, assim como por ser gratuito. Este sistema operativo tem sido referido como estável, rápido e seguro que outras soluções disponíveis no mercado. Houve outras alternativas ao Windows não especificadas que ganharam tração, registando um crescimento de 0,19% para 6,68%. O ChromeOS aumentou 0,01% de quota do mercado.
De recordar que o Windows 11 tem vindo a marcar passo desde o seu lançamento. O Windows 10 ainda é o principal sistema operativo e o Windows 7 representa uma grande fatia do mercado. Mas ainda há uma boa base de clientes que ainda está a usar o Windows XP, pela sua estabilidade e facilidade de utilização, diz a analista da StockApps.
Apesar da popularidade do Windows 10 continuar a ser elevada, o principal fator que tem vindo a abrandar a instalação do Windows 11 é os seus requisitos mínimos, sobretudo a questão do chip de segurança que muitos portáteis chumbaram. Prevê-se que o Windows 11 tenha de percorrer uma maratona para ganhar a mais utilizadores. Ainda assim, ironicamente, os analistas afirmam que o Windows 11 está a ter um desempenho melhor de lançamento do que o Windows 10 no seu lançamento há quase sete anos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários