No próximo mês, durante o Game Developers Conference, a Microsoft poderá anunciar o desenvolvimento de um SDK (kit de desenvolvimento de software) para que os produtores integrem Xbox Live em qualquer videojogo para PC, Xbox, iOS, Android e Nintendo Switch, como adianta o Windows Central.

Apesar de alguns jogos para os dispositivos mobile já terem acesso ao sistema de Live Achievements, esta nova ferramenta irá facilitar a integração de partidas cross-platform em todas as plataformas, ou seja, independente da consola ou telemóvel, todos os jogadores podem, por exemplo, encontrar-se nos mesmos servidores e mapas, como já acontece com Fortnite, por exemplo.

Através desta atualização da ferramenta, a Microsoft espera um maior alcance de jogadores, expandindo-se de 400 milhões de dispositivos e cerca de 68 milhões de utilizadores ativos para cerca de dois mil milhões de equipamentos a suportarem o Xbox Live.

O sistema cross-play via cross-platform vai permitir integrar as listas de amigos, achievements, e diferentes funcionalidades multijogador nos dispositivos mobile. É igualmente uma estratégia de capitalizar os seus serviços fora do PC e Xbox, e sobretudo alcançar os utilizadores de plataformas rivais.

Não há dúvida que esta estratégia, juntamente com o seu serviço de streaming XCloud, que está a ser produzido, é mais um pilar dos planos futuros da Microsoft para a próxima geração de consolas. A empresa adquiriu uma dezena de estúdios para preparar um novo ecossistema de lançamentos previstos para os próximos anos. Junte-se o Xbox Game Pass, considerado o Netflix dos videojogos da Microsoft, e a gigante tecnológica está preparada para bater-se em todas as frentes.