Se ontem tinha sido confirmado o dia 5 de setembro como a data de lançamento da Xbox One em Portugal, hoje a Microsoft confirmou que a consola de nova geração vai estar disponível em dois modelos: sem Kinect, por 399 euros, e a versão “original” com o sensor de movimentos por 499 euros.



O diretor da unidade de negócio de retalho da Microsoft Portugal, André Cardoso, não revelou expectativas de vendas, afirmando apenas que no espaço de um ano o objetivo é fazer da Xbox One o segundo sistema de jogo de nova geração mais vendido em território nacional. Aí o objetivo a longo termo é outro: no espaço de três anos a consola vai tentar atacar a liderança da Sony.



Para convencer os jogadores estão prometidos dez jogos exclusivos até ao final do ano, além de alguns exclusivos em franquias de sucesso e multiplataforma como FIFA.



Mas há mais. Algumas ferramentas diferenciadoras, como o One Guide – guia inteligente de televisão e programação – e os comandos de voz em PT-PT não vão estar disponíveis em setembro. A Microsoft estima que entre 12 a 16 meses depois da estreia em Portugal, estas funcionalidades devem também estar localizadas, de acordo com as declarações de André Cardoso.



Com chegada prevista a Portugal dez meses depois de ter estreado a nível internacional, a grande novidade da Microsoft Portugal para a Xbox One acaba por ser a disponibilização do programa de desenvolvimento de jogos indie. O ID@Xbox vai chegar ao território nacional e a tecnológica já tem algumas parcerias firmadas com estúdios portugueses.



Biodroid, Bica Studios, Nerd Monkeys e Muzzley são algumas das empresas que estão a trabalhar com a Microsoft para várias plataformasé , sendo que existem em alguns casos projetos destinados para a consola de nova geração.



A acompanhar toda esta “localização” está ainda prometida uma estratégia de retalho diferente, com espaços Xbox One em várias lojas e “abastecimento decente” da consola.



E é com toda a dedicação ao mercado nacional que André Cardoso justifica a chegada da consola a Portugal durante a segunda vaga. De acordo com o executivo, a Microsoft preferiu criar toda uma estrutura para poder ter um lançamento mais certeiro, em vez de ter lançado o equipamento ainda em 2013.



A Microsoft confirmou também que a tecnologia HDMI pass through vai estar disponível em Portugal, querendo isto dizer que a Xbox One vai poder ser diretamente ligada aos descodificadores de televisão digital de todos os operadores nacionais: Meo, NOS, Vodafone e Cabovisão.



Estão ainda prometidas várias aplicações para a consola, muitas das quais derivam do ecossistema Windows: serviço de armazenamento OneDrive, comunicações através do Skype e conteúdos através do Xbox Video. Mas estarão também disponíveis outras apps como o Machinimia, EuroSport, YouTube, Upload Studio, Crackle e Uplay.



Um “extra” é a capacidade de a Xbox One suportar filmes Blu-Ray, algo que a concorrência mais direta não garante neste momento.



Sobre pacotes da consola com jogos estão prometidas novidades para a próxima semana e sobre a Xbox 360 os executivos da Microsoft remeteram os grandes anúncios para a Gamescon deste ano. Mas a diretora executiva do segmento de consumo, Sofia Tenreiro, garantiu que a consola “não está morta”.

Nota de redação: alterado o texto para clarificar a ideia de que a PS4 e Wii U não suportam filmes em Blu-Ray e de que a Xbox One apenas vai ter ligação às boxes dos operadores de telecom

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico