Nas lojas físicas e na loja online da Worten já é possível fazer a pré-reserva da Xbox One por 40 euros. Esta é a primeira grande cadeia de retalho a avançar com a pré-reserva da nova consola da Microsoft, a única de oitava geração que ainda não está disponível no mercado nacional.



Sabe-se que a XB1 vai chegar a Portugal em setembro, muito provavelmente ainda na primeira semana do mês – olhando para a data de lançamento definida para o Japão, mercado que faz parte do grupo de países em que a consola vai chegar no final do terceiro trimestre.



Noutras cadeias de retalho e lojas online a Xbox One ainda não está disponível. Na Rádio Popular não existe informação sobre quando se vai iniciar a pré-reserva ou quanto pode vir a custar, enquanto na Fnac apenas existe a certeza de que será “em breve” e ao que tudo indica ainda durante o mês de maio.



O TeK tentou contactar também a Media Markt, mas não conseguiu obter uma resposta. No site da Microsoft também ainda não é possível fazer a compra.

A Xbox One é atualmente a consola de nova geração com menos vendas – cinco milhões de unidades no final de abril. A PlayStation 4 lidera com sete milhões de consolas comercializadas, seguida pela Wii U com 5,8 milhões. A consola da Nintendo leva no entanto mais tempo de mercado que as duas rivais.



Com a chegada da XB1 a Portugal em setembro a consola da Microsoft chega com um atraso de quase dez meses para a PS4 e de quase dois anos para a Wii U. Entre as características de destaque da Xbox One estão o Kinect melhorado, a capacidade multitarefa e a possibilidade de a consola funcionar como descodificador de televisão digital.



Estima-se que a consola chegue a Portugal com um preço de 499 euros, mas rumores veiculados na imprensa internacional dão conta da possibilidade de haver um corte no preço até ao final do ano – algo que já se verificou em mercados estratégicos como o Reino Unido.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico