Numa altura em que se antecipa a chega ao mercado das novas consolas, seja a PlayStation 5 da Sony, como a Xbox Series X da Microsoft, a pergunta mais popular na comunidade gaming é: “Devo comprar agora o jogo X para a consola atual, ou esperar pela versão melhorada/remasterizada desse título para a próxima geração?” A Microsoft responde a essa pergunta com o sistema Smart Delivery.

Basicamente, o sistema garante que os jogos compatíveis, possam ser desfrutados tanto na Xbox One como a Xbox Series X, e os jogadores só precisam de o adquirir uma vez. É um incentivo adicional para os jogadores que iam esperar pela nova consola e respetiva versão, podendo já começar a desfrutar do mesmo agora. E depois, na nova Xbox Series X, o jogo atualiza automaticamente na conta do jogador para quando decidir usufruir dele.

Na galeria veja quais são os jogos confirmados como compatíveis com a tecnologia Smart Delivery:

A Microsoft explicou no seu blog Xbox Wire que a tecnologia está disponível para todas as produtoras, dando o exemplo que todo o catálogo interno da Xbox Game Studios serão otimizados para suportar Smart Delivery, incluindo o aguardado Halo Infinite. Para o jogador, trocado em miúdos, significa que se comprar a versão Xbox One de um jogo suportado, e mais tarde decida comprar uma Xbox Series X, este será automaticamente atualizado sem qualquer custo adicional. Nem sequer necessitam escolher a versão, tudo é executado automaticamente.

Uma das dúvidas presentes na comunidade é se o sistema era apenas compatível com jogos adquiridos no formato digital. A Microsoft explica que também os discos físicos dos jogos serão também suportados, obviamente se as respetivas editoras optarem por implementar a tecnologia.

Para melhor clarificar a tecnologia Smart Delivery, a Microsoft apresentou exemplos práticos. Imagine que comprou o Gears 5 na Xbox One, ou está mesmo a usufruir do jogo como parte do serviço Xbox Game Pass. Se adquirir a consola no natal, apenas terá de fazer o download do jogo na Xbox Series X para ter a versão mais otimizada do jogo para o novo sistema. Imagine que no Natal fica com as duas consolas, a Series X na sala e mantém a Xbox One no quarto: só precisa comprar uma versão do Halo Infinity, pois o jogo reconhece quando está numa e outra consola, otimizando-o correspondentemente.

Outro aspeto interessante no sistema Smart Delivery diz respeito à compatibilidade dos saves (os ficheiros que gravam o progresso dos jogos). Imagine que começa a jogar Cyberpunk 2077 em setembro na Xbox One, e no natal decide jogar na Series X. Quando migra o jogo para a nova consola, mantendo a progresso da aventura exatamente no local onde deixou.

A Microsoft, para além de garantir compatibilidade dos jogos novos dos seus estúdios internos, também confirma as respetivas versões desses títulos no caso de estarem disponíveis no serviço Xbox Game Pass. Quanto aos restantes títulos, das editoras externas, essa decisão será tomada pelas mesmas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.