A indústria dos videojogos tem vindo a adotar diferentes ferramentas de IA generativa em diferentes áreas, desde os testes de qualidade dos produtos, a popular os cenários das histórias com personagens virtuais ou mesmo na ajuda de atualização dos títulos clássicos. A Ubisoft já tinha revelado como o seu sistema de IA generativa, batizado de Ghost Writer, estava a ajudar a desenvolver diálogos e respostas das diversas personagens espalhadas pelos seus gigantes mundos virtuais.

Agora é Xbox que pretende introduzir um Copilot para assistir os developers e os estúdios a acelerar as tarefas relacionadas com a história e diálogos. Para tal, a divisão de gaming da Microsoft fechou uma parceria por múltiplos anos com a Inworld, empresa especializada na criação de modelos de IA generativa para a criação de personagens. A parceria inclui ainda o serviço Azure OpenAI que vai contribuir com as soluções de cloud, a divisão Microsoft Research que vai adicionar os seus insights técnicos para o futuro de jogo. A Team Xbox ficará encarregue de entregar as ferramentas de criação aos developers e estúdios da família.

Como a inteligência artificial generativa está a ajudar os estúdios e developers a criar videojogos
Como a inteligência artificial generativa está a ajudar os estúdios e developers a criar videojogos
Ver artigo

Além do copilot de IA para design que vai ajudar os developers a explorar mais ideias criativas, transformando prompts em guiões detalhados, árvores de diálogos, missões e outros; também será um motor de criação de IA para personagens que pode ser integrado no cliente do jogo, permitindo novas narrativas geradas de forma dinâmica.

A Xbox diz que os mundos gerados de forma aleatória avançam o gaming ao introduzir variedade e jogabilidade sem limites. “Mais recentemente, na medida que os criadores de jogos começaram a fazer experiências com modelos de IA LLM como o ChatGPT da OpenAI, vemos um mundo de oportunidades para acelerar a criatividade na produção de jogos, reduzir a sua complexidade e melhorar as experiências dos jogadores”, salienta Haiyan Zhang, responsável da Gaming AI da Xbox.

As ferramentas de IA não vão estar trancadas à família Xbox Studios, sendo o plano partilhar e colaborar com todos os criadores de videojogos externos, de forma a ajudar a desenvolver e libertar a criatividade da indústria. Aplicam-se os três princípios de boas práticas sobre o uso de IA destacados pela Microsoft: inovação significativa, capacitar as pessoas e organizações, e por fim, uma utilização de IA responsável.