O Tribunal de Apelos do Circuito Federal dos Estados Unidos decidiu a favor da acção interposta pela Xerox à Palm, defendendo que a tecnologia chave usada nos organizadores electrónicos e dos handhelds da Palm, que permitem ler caracteres manuscritos violam uma patente da Xerox.


Em Abril de 1997, a Xerox processou a U.S. Robotics, agora integrada na 3Com, já com a queixa de que a tecnologia de reconhecimento de caracteres escritos à mão conhecida por GraffitiB, usada pelos dispositivos handheld da Palm, infringia a patente da Xerox recebida em 21 de Janeiro de 1997. A tecnologia em análise, denominada Unistroke foi inventada no centro de pesquisa da Xerox, em Palo Alto.

O juiz federal defendeu, no entanto, que a queixa era improcedente em Junho de 2000, dizendo que o software da Palm não utilizava o mesmo molde de reconhecimento, nem era igual ao programa da Xerox.

No entanto, o Tribunal de Apelos do circuito federal decidiu ao contrário, aduzindo que o juiz interpretou mal, não esclarecendo como e onde os símbolos devem ser escritos e reconhecidos pelo computador. O caso continua agora numa outra instância, já no Tribunal Distrital, facultando à Xerox, mais uma vez, a possibilidade desta empresa provar a infracção da sua propriedade intelectual.

"A Palm e a 3Com já perderam por duas vezes, no seu esforço de iludir a patente", concretizou Christina Clayton, conselheira geral da Xerox, em comunicado de imprensa reproduzido no site oficial. "Em 1997, o órgão responsável pelas patentes e pelas marcas nos Estados Unidos certificou que a patente do Unistroke da Xerox era válida e que o software Graffiti nos dispositivos Palm é em tudo semelhante aquela tecnologia", sublinhou aquela consultora, acrescentando que "afinal o Tribunal de Apelos decidiu a favor da Xerox".

De acordo com Christina Clayton, a Xerox fará o que for preciso para proteger a invenção e defender a patente de uso não autorizado ou infracção, por isso o caso foi enviado para o Tribunal Distrital de Rochester, nos Estados Unidos.

Notícias Relacionadas:

2001-12-12 - Xerox vai criar nova empresa independente para o Centro de Investigação de Palo Alto

2001-03-16 - NCR processa Palm e Handspring por utilização abusiva de patentes

2000-04-28 - Vem aí a guerra das patentes