Os novos sites internet e a tecnologia que está a transformar a forma como acedermos à informação estão no TEK Notícias, assim como a inovação das empresas
Entre a maior consciência de empresas e utilizadores para a proteção de dados e uma aplicação longe de ser perfeita, a regulamentação tem vindo a complicar-se e a Comissão Europeia pretende agora simplificar processos com o Digital Omnibus. Mas será que isso traz novos riscos, sobretudo com a o trei
Hoje é quase impossível “fugir” às ferramentas de IA ou até mesmo à integração da tecnologia em plataformas que costumamos utilizar. Mas há riscos importantes a ter em conta, incluindo para a privacidade. Veja o que fazer para reforçar a proteção dos seus dados.
O Governo francês vai substituir as plataformas norte-americanas de videoconferência por uma solução nacional chamada Visio. A transição vai decorrer até 2027, e visa para proteger dados e reduzir a dependência de infraestruturas estrangeiras.
Na data em que se assinala o Dia Europeu de Proteção de Dados, dados partilhados pela NordVPN mostram que 92% dos portugueses não compreendem que questões de privacidade devem ter em conta ao utilizar IA no trabalho.
A tempestade Kristin, que atingiu Portugal Continental durante a madrugada de hoje, com ventos de 150 km/h, causou vários danos em infraestruturas, que deixaram as cidades de Leiria e Coimbra sem eletricidade e acesso à internet.
O caso remonta a 2021, quando foram disponibilizados dados pessoais de ativistas à embaixada da Rússia. A Câmara Municipal de Lisboa recorreu da multa de 1,25 milhões de euros aplicada pela CNPD mas o Tribunal Constitucional rejeitou agora o recurso.
Além da proibição no acesso às redes sociais, a proposta de lei francesa, que segue agora para o Senado, quer reforçar as restrições no uso de smartphones nas escolas. Emmanuel Macron pretende que a proibição entre em vigor até ao início do próximo ano letivo.
A Comissão Europeia abriu dois novos processos para orientar a Google no cumprimento das suas obrigações no contexto do Regulamento dos Mercados Digitais (DMA).
De acordo com a Meta, o plano passa por testar uma variedade de funcionalidades de subscrição, com o Facebook, Instagram e WhatsApp a a terem um conjunto diferente de opções exclusivas.
Com o WhatsApp a ser designado como uma Very Large Online Platform (VLOP) a Meta tem agora um período de quatro meses para assegurar que a sua app cumpre as obrigações do Regulamento dos Serviços Digitais na Europa.
No âmbito do Regulamento dos Serviços Digitais (DSA), a Comissão Europeia abriu uma nova investigação à rede social X, com foco em particular no Grok e na disseminação conteúdo ilegal, como imagens sexualmente explícitas que foram manipuladas por IA.
Há um ano o TikTok preparava-se para desligar serviços nos Estados Unidos. Trump mudou o rumo da história. Depois de meses de negociações e adiamentos, é oficial: o TikTok nos Estados Unidos já não é controlado pela ByteDance.
Segundo os especialistas da Fortinet e pela Cybersecurity Insiders, entre os principais desafios estão fragmentação das ferramentas de segurança, a escassez de talento e dificuldade em manter visibilidade consistente em ambientes cada vez mais híbridos e multi-cloud.
O Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos considerou a plataforma ilegal por falta de licença, numa altura em que o site movimentava milhões de euros em apostas políticas.
Ainda não chegaram à Europa, mas vão chegar, os novos mecanismos de verificação de idade do ChatGPT, para identificar menores de 18 e filtrar a experiência com o assistente de IA para um modo mais seguro.
Os utilizadores do Google Workspace para a área da educação vão passar a ter acesso a novos recursos, potenciados pela inteligência artificial do Gemini.
Hacker afirma ter roubado informações pessoais de utilizadores da loja espanhola, incluindo dados do Cartão de Cidadão, moradas e detalhes de encomendas. A empresa já emitiu um comunicado a negar o ataque, mas reforça a segurança de acesso.
Um novo relatório mostra os tópicos em tendência mais populares em Portugal na rede social X ao longo do último ano. De acordo com os dados, partilhados pela Buzzmonitor, as conversas digitais foram dominadas pelo futebol e pelo entretenimento televisivo.
Segundo a previsão da ESET, a adoção acelerada de agentes de inteligência artificial sem a devida supervisão vão ser a nova grande ameaça cibernética para 2026.
O Governo britânico está a estudar nova legislação para proteger os jovens da exposição excessiva a redes sociais e não se descarta a possibilidade de uma proibição total, ao estilo Austrália.
Os dados são da DE-CIX, o operador mundial de Pontos de Troca de Internet (IXP), e mostra que o volume de tráfego de dados continua a crescer, tendo mais do que duplicado desde 2020. Os momentos de picos de volume de dados do ano estão relacionados com eventos específicos.
Ainda no início da semana, a rede social de Elon Musk já tinha registado falhas no funcionamento em vários países, incluindo em Portugal, e voltou a estar em baixo.
A Microsoft, a Meta, a Amazon e duas novas startups de inteligência artificial passaram também a usar os conteúdos da Wikipedia para treinar modelos de IA e alimentar projetos internos.
A vulnerabilidade, descoberta por investigadores da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, foi encontrada em 17 equipamentos de 10 marcas diferentes,incluindo Sony, Jabra, JBL, Marshall, Nothing, OnePlus, Soundcore, Logitech e Google.