Os novos sites internet e a tecnologia que está a transformar a forma como acedermos à informação estão no TEK Notícias, assim como a inovação das empresas
Já foram um “must” da internet, mas a evolução da experiência digital fez com que os botões do Facebook em sites de terceiros caíssem em desuso e por isso a empresa decidiu mesmo acabar com estes plugins.
Depois de dois dias de conferências “em cheio”, e com chuva à mistura, o Web Summit está quase a chegar ao fim. Mas a agenda do último dia ainda tem muito para acompanhar entre os múltiplos palcos e pavilhões da cimeira tecnológica em Lisboa.
Alterar a morada do Cartão de Cidadão, renovar a Carta de Condução ou criar uma empresa online. São 150 serviços públicos escolhidos entre os que são considerados essenciais, mas a maioria destina-se ainda às empresas. A Loja de Cidadão Virtual já está a funcionar e replica o conceito das lojas físi
Hoje é o segundo dia do Web Summit em Lisboa com todos os pavilhões repletos de conferências e painéis para assistir. Para o ajudar a alinhar a agenda e a “navegar” entre os palcos, o TEK Notícias volta a reunir alguns dos momentos mais interessantes para acompanhar.
Desde o início da guerra com a Ucrânia, a Rússia foi bloqueando o acesso a conteúdos digitais que não fossem pró-regime. Essa escalada tem continuado e vai atingir um novo patamar no próximo ano, quando entrarem em vigor os poderes reforçados do regulador de internet.
As portas do Web Summit 2025 já estão abertas para um primeiro dia de conferências, com temas que vão do impacto da IA na educação ao futuro da mobilidade nas cidades, passando ainda por novas oportunidades para as startups europeias.
De acordo com a Check Point Research, mais de 40.000 emails maliciosos foram enviados a partir de um domínio legítimo do Facebook para cerca de 5.000 organizações nos Estados Unidos, Europa, Canadá e Austrália.
Organizações como a noyb (None of Your Business) defendem que as mudanças propostas pela Comissão Europeia ao RGPD, no contexto do novo Digital Omnibus, podem enfraquecer a legislação e pôr em causa a privacidade dos cidadãos.
Os investigadores da Kaspersky detectaram duas novas campanhas do grupo BlueNoroff que têm como objetivo atacar organizações do ecossistema Web3 e de criptomoedas em países como Índia, Turquia, Austrália, bem como várias regiões da Europa e Ásia
Há mais um país europeu que se junta a uma lista crescente de regiões que proíbem ou restringem o acesso às redes sociais para jovens com menos de 15 anos, numa tentativa de proteger a sua saúde mental
No final do ano começam a ser conhecidas as palavras que marcaram os últimos meses, normalmente em ligação com a atualidade e os grandes temas. A primeira palavra do ano é uma expressão e está eleita pela editora Collins.
A Roblox vai enfrentar mais um processo nos Estados Unidos, desta vez no Texas. A empresa é acusada de dar prioridade aos lucros e pelo caminho não fazer o suficiente para proteger crianças de predadores.
De acordo com Thomas Régnier, porta-voz do executivo comunitário para a Soberania Tecnológica, caso se verifique que a venda de produtos ilegais é um problema sistémico na plataforma da Shein, “a Comissão não hesitará em agir”.
A funcionalidade de pesquisa aprofundada do Gemini ganha agora a capacidade de “olhar” para o Gmail, Google Drive e para as conversas do Google Chat. Segundo a Google, o objetivo passa por trazer ainda mais contexto às pesquisas.
Foi aprovado ontem, em Conselho de Ministros, o novo Regime Jurídico da Cibersegurança Nacional, com vista a transpor a diretiva europeia NIS2. Falta agora a promulgação do Presidente da República e a posterior publicação em Diário da República.
Conhecido por visar empresas, o grupo de ransomware Rhysida volta a atacar, desta vez com uma nova campanha maliciosa que usa anúncios falsos para páginas que se fazem passar pelo Teams da Microsoft.
Criados para roubar informação valiosa, os infostealers continuam a ser uma das ameaças mais persistentes no panorama da cibersegurança. A ESET tem vindo a identificar várias campanhas, mas, no primeiro semestre do ano, há uma “família” que se destaca.
Na visão de Helena Sousa, presidente da Entidade Reguladora da Comunicação (ERC), as gigantes tecnológicas estão a pôr em causa o pluralismo e a diversidade. Os conteúdos gerados por inteligência artificial são outra das preocupações apontadas pela responsável.
O suspeito foi preso pela Polícia Judiciária no Porto por crimes como burla qualificada, branqueamento e associação criminosa. Utilizava o esquema “Burla do Amor” para enganar mulher sexagenária, num prejuízo acima dos 250 mil euros.
Embora a maioria dos participantes do mais recente estudo do Observador Cetelem confia nos websites e plataformas com que interage, 52% consideram que o risco de fraude ou de roubo de identidade é elevado quando fazem compras online ou usam serviços online.
Foi feito um pedido de patente ao Instituto Europeu de Patentes para tecnologia de deteção de fake news, recorrendo a inteligência artificial e blockchain.
A Microsoft confirmou as disrupções na sua plataforma de Cloud computing, que estão a afetar o Microsoft 365, Teams, Xbox entre outros serviços. Após ter aplicado uma correção, os serviços estão a começar a recuperar gradualmente.
A Comissão Europeia atualizou o Regulamento dos Serviços Digitais para dar aos investigadores acesso aos dados das grandes plataformas online, para que possam estudar o impacto dos seus mecanismos na sociedade.
O magnata Elon Musk revelou a sua versão da Wikipedia, suportada pela inteligência artificial do Grok, mantendo o conceito de crowdsource, mas com entradas editadas pelo sistema da xAI.