Os novos sites internet e a tecnologia que está a transformar a forma como acedermos à informação estão no TEK Notícias, assim como a inovação das empresas
Dados partilhados pela dona do ChatGPT sugerem que, todas as semanas, perto de 560.000 pessoas que usam o chatbot podem estar a demonstrar sinais de psicose e 1,2 milhões a apresentarem sinais de intenção suicida.
Um relatório de cibersegurança da ESET aponta as principais ameaças ativas em Portugal, destacando-se o HTML/Phishing.agent, com 23% de utilização no país.
No novo sistema de mensagens “fantasma”, as respostas são enviadas para a caixa privada e apenas o utilizador pode ver quem deu “gosto” ou respondeu às mesmas.
A Comissão Europeia é uma das signatárias da Convenção das Nações Unidas (ONU) contra o cibercrime. O Conselho da UE vai agora discutir e decidir a adoção formal do documento, numa decisão que exigirá também a “luz verde” do Parlamento Europeu.
É uma constatação e um alerta, a publicação da Wikipedia que revela uma diminuição no número de páginas vistas na enciclopédia online gratuita. Afinal, o conhecimento que as ferramentas de IA resumem vêm de sites como este que podem desaparecer sem tráfego.
Através da linha “Jogar em Segurança”, a APAJO disponibiliza uma ferramenta de suporte aos jogadores online com algum tipo de preocupação sobre a sua prática de jogo.
A Comissão Europeia considera que o TikTok e a Meta falharam na obrigação de conceder aos investigadores o acesso adequado aos dados públicos, segundo o Regulamento dos Serviços Digitais. Instagram e Facebook falham em disponibilizar mecanismos para reportar conteúdo ilegal.
Um relatório interno mostra que a empresa tem vindo a automatizar cerca de 75% das suas operações, trocando os trabalhadores por robots, nos trabalhos de armazém e logística.
O novo plano de financiamento da segurança nos cabos submarinos, apresentado hoje em Riga, apoiará a criação de plataformas de cabos e testes de esforço à resiliência das infraestruturas na Europa.
Já foi publicado em Diário da República a autorização para o Governo fazer a transposição da Diretiva NIS2, que reforça a cibersegurança nos países da União Europeia.
Portugal está cada vez mais na “mira” dos cibercriminosos. Dados avançados por um novo conjunto de relatórios mostram como o número e sofisticação dos ataques está a escalar, afetando empresas e sectores críticos da economia.
A Anatel, regulador de comunicações brasileiro, vai obrigar empresas que realizem mais de 500 mil chamadas por mês a usar um selo que identifica as ligações seguras. O objectivo é combater as fraudes e chamadas automáticas.
Um estudo sobre como as pessoas olham para a inteligência artificial demonstra que a tecnologia é cada vez mais conhecida e presente nas suas vidas, mas há uma crescente preocupação na sua adoção.
Os Estados Unidos e o Reino Unido foram os países mais afetados pelo apagão nos servidores da AWS, mas o problema foi global. Relatório da Ookla destaca como uma falha lógica consegue derrubar as infraestruturas de cloud mais robustas e paralisar um ecossistema altamente concentrado.
A Meta continua a criar ferramentas para ajudar os utilizadores das suas redes sociais, como o WhatsApp e Messenger, a evitar burlas. Desde o início de 2025 já bloqueou 8 milhões de contas associadas a esquemas.
Com o ChatGPT Atlas, a OpenAI quer transformar a experiência de navegação online, focando-se nas interações através de conversas, com um browser que tem o popular chatbot integrado diretamente no seu "coração”.
Um novo estudo revela que os jovens portugueses entre os 12 e os 17 anos passam, em média, 3.4 horas por dia na internet e muitos admitem não saber quando estão perante notícias falsas.
25 Estados-Membros da União Europeia, aos quais se juntaram ainda a Noruega e a Islândia, assinaram a Declaração de Jutlândia, onde se comprometem a reforçar a proteção de crianças e jovens online, tendo em vista a criação de mundo digital mais seguro, saudável e adequado aos mais novos.
O malware Maverick, segundo a Kaspersky, utiliza o WhatsApp para roubar dados bancários aos utilizadores. Para já, o vírus tem apontado vítimas no Brasil.
Plataformas e serviços a operar na cloud da AWS estão com falhas devido a problemas nos servidores na infraestrutura da Amazon, afetando jogos como Fortnite e Roblox, assim como a rede social Snapchat, entre outros.