Os números foram apurados no final do ano e colocam o domínio de topo em 11ª posição mundial, no ranking dos mais usados em todo o mundo. Os dados da Comissão Europeia mostram que o domínio criado para identificar endereços ligados à região é usado sobretudo na Alemanha, onde o endereço web de um milhão de sites termina em .eu.

A Holanda e a França seguem-se na lista dos países que mais registam endereços em .eu, com 497 mil e 343 mil nomes de domínio, respetivamente. A Polónia e o Reino Unido fecham o top 5 dos países que mais recorrem ao .eu, o primeiro com 308 mil sites registados e o segundo com 307 mil.

Esta semana também foi divulgado o número de registos no domínio de topo .pt, que identifica sites nacionais. Já existem 800 mil domínios registados na hierarquia portuguesa, indicam dados da Associação DNS.pt.

O número de endereços registados em .pt tem crescido a um ritmo moderado. Em fevereiro do ano passado existiam 700 mil registos no domínio de top português. Os quadros na galeria mostram a evolução ao longo dos últimos anos.