Os idosos têm sido um dos grupos mais afetados em plena pandemia de COVID-19 e, a pensar nesta realidade, surgiu o Santa Casa Challenge Extra COVID-19. O concurso procura soluções digitais inovadoras de combate ao isolamento social dos idosos provocado pelo novo coronavírus, reunindo 74 projetos candidatos. 10 projetos estão agora na corrida ao prémio que pode ir até aos 100 mil euros e os vencedores vão ser anunciados a 27 de maio.

Promovido pela Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o concurso surgiu no mês de abril, tratando-se de uma edição extra do concurso anual de inovação digital que premeia projetos de impacto social e ambiental. O Santa Casa Challenge Extra COVID-19 dedica-se em especial a projetos que respondam às necessidades específicas dos idosos em situação de confinamento profilático ou isolamento social provocada pela COVID-19.

Ao desafio responderam não só participantes do território nacional, como também do Brasil, Itália, Reino Unido, Bélgica e Alemanha. Quanto aos vencedores, o concurso prevê que existam entre um a quatro projetos premiados.

Nos 10 finalistas estão empreendores, mas também empresas como a Altice, Glint e Fujitsu. Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde também estão aqui incluídos, num concurso com áreas tão diversas como gamificação, plataformas de gestão de informação e staff, inteligência artificial e aplicações mobile ligadas à área farmacêutica.

Robots ajudam o mundo na luta contra a pandemia de COVID-19
Robots ajudam o mundo na luta contra a pandemia de COVID-19
Ver artigo

Em comunicado, Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, garante que o mais interessante foi "perceber que o empreendedorismo e a responsabilização deste desafio não se ficou apenas para os empreendedores, mas também para gigantes tecnológicas e o Estado". “Vamos selecionar e apoiar as soluções que se mostrarem mais aptas para fazer face ao isolamento dos idosos de forma definitiva", explica.

Em Portugal, os idosos não têm sido esquecidos durante esta pandemia. A empresa portuguesa Create IT lançou, por exemplo, a plataforma e app gratuitas +Próximo para profissionais e cuidadores no final de abril.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.