O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior anunciou esta segunda-feira que a UNESCO adotou os princípios da Ciência Aberta na Declaração de Genebra, que tem em vista "a implementação da Agenda 2030 e o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nela estabelecidos".

A iniciativa pretende estimular a partilha aberta do conhecimento entre a comunidade científica, a sociedade e as empresas, de forma a ampliar o reconhecimento e o impacto socio-económico da ciência.

ICT2015: Inovação aberta, Ciência aberta e abertura ao mundo são as 3 prioridades do comissário Carlos Moedas
ICT2015: Inovação aberta, Ciência aberta e abertura ao mundo são as 3 prioridades do comissário Carlos Moedas
Ver artigo

A decisão foi tomada no âmbito da conferência "Mobilizing UNESCO Chairs in the Natural Sciences for Policy Action towards the 2030 Agenda" que se realizou na semana passada na Suiça com a presença de Maria Fernanda Rollo, secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES).

A responsável defendeu a convergência entre os princípios da iniciativa Ciência Aberta e os da Agenda 2030, alegando que a sua integração seria importante para "um desenvolvimento sustantável, com crescimento económico, sustentabilidade ambiental e inclusão social".

Ainda no que diz respeito a este programa de democratização do conhecimento, o governo protuguês prepara a Política Nacional de Ciência Aberta, na qual se insere a Open Access Week 2017. O evento vai realizar-se entre os dias 23 e 29 de outubro.

A edição deste ano vai contar com um colóquio acerca desta iniciativa, focado especialmente na paz e no desenvolvimento.