O relatório do Bareme Internet da Marktest, referente a 2009, mostra que 1,36 milhões dos internautas, com 15 anos ou mais e residentes em Portugal continental, acedem a redes sociais e comunidades virtuais. O valor corresponde a 16,4 por cento do universo total de residentes nessa faixa etária, adianta a mesma fonte.

A análise, que tem por base informações prestadas em entrevistas telefónicas, coloca o Hi5 no topo da lista dos serviços mais utilizados, com uma larga vantagem com relação ao segundo classificado, o Facebook.


Num universo de 16,4 por cento de utilizadores de redes sociais, 15,9 por cento afirmam frequentar o Hi5. Os dados corroboram uma tendência observada nos últimos meses, que vinha apresentando o site como um dos mais visitados pelos residentes em território nacional - ao lado de serviços como o Google, por exemplo.


O Facebook, que só mais recentemente começou a ganhar adeptos por terras lusas, é utilizado por 2,6 por cento dos entrevistados, o MySpace fica-se pelos 1,4 por cento e existe ainda uma percentagem de 2,3 por cento que acedem a outras comunidades semelhantes. Note-se que alguns dos inquiridos afirmam utilizar vários destes serviços.

A maioria dos "clientes" deste tipo de serviços são estudantes (52%) e têm idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos. A partir dos 55 anos, as redes sociais deixam de ter acolhimento, com apenas 3,7 por cento dos inquiridos pertencentes a essa faixa etária a afirmarem visitar este tipo de sites.

No que respeita à distribuição geográfica, os valores revelam homogeneidade, com os grandes centros urbanos a apresentarem valores um pouco superiores: na Grande Lisboa 19,2 por cento usam redes sociais e o Grande Porto regista a maior adesão, com 20,8 por cento.