A provocação começou a ser feita pelo moderador, António Costa: a PT quer ter no Meo o canal do Benfica? O CEO da PT Portugal respondeu dizendo que “A PT quer ter os melhores conteúdos para os seus clientes”, rematando que quer ter “todos os conteúdos” o que acabou por direcionar uma parte do debate do Estado da Nação do 25º Congresso da APDC.

Miguel Almeida, CEO da NOS que atualmente tem a exclusividade do canal Benfica TV admite que hoje há “marginais diferenciações nos conteúdos de TV” mas que o equilíbrio do sector pode ser posto em causa pelas ações da Altice (dona da PT). “Como não andamos a ver passar os carros elétricos agiremos em conformidade”, adiantou, detalhando depois que "agiremos em conformidade com termos um concorrente que está a quebrar o equilibrio que temos hoje nas palavras e na ação".

Paulo Neves também especificou as intenções da PT Portugal, voltando a sublinhar que a empresa tem canais diferenciadores, como certamente outros terão. Questionado quanto às negociações em curso com operadores de TV, e que para já está fechado apenas com a RTP, o CEO da PT Portugal responde apenas que "reanalisar os contratos que temos é um processo normal. A seu tempo chegaremos a acordo com os fornecedores de media, como já chegámos com a RTP".

Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal, concluiu que nesta matéria a PT, NOS e Vodafone parecem estar em sintonia, com a ideia de ter os melhores conteúdos, mas admite que mudar a estratégia que existe atualmente é "mudar as regras do jogo" e que se estas afetarem a competitividade é preciso ter "uma reação à medida". "Não é bom partir mais a audiência, que já é reduzida, do ponto de vista de exclusividade. Não é bom para a indústria de telecomunicações nem para a indústria de media", explica, confirmando que "no final resulta em custos acrescidos". 

O 25º Congresso das Comunicações da APDC decorre hoje e amanhã, 25 e 26 de novembro, no Centro Cultural de Belém em Lisboa, reunindo mais de uma dezena de painéis onde participam 99 oradores e que abordam os principais temas do sector das comunicações e TI.

O TeK está a acompanhar a conferência, pelo que o convidamos a acompanhar aqui todas as novidades.

 

Nota da Redação: A notícia foi atualizada no final da conferência.