No último trimestre de 2012 3,8 milhões de portugueses acederam a sites de compras online, contabiliza a Marktest no seu mais recente relatório de Audiências de Internet.

Os dados dizem apenas respeito a visitas, e não a compras, mas revelam que foram visitadas 545 milhões de páginas de lojas online, numa média de 144 páginas por utilizador.

No total, os internautas portugueses dedicaram 4,7 milhões de horas nesta navegação, numa média de uma hora e 15 minutos por cada utilizador.

No ranking das páginas mais visitadas, e excluindo os sites de leilões, a Worten lidera, seguindo-se a FNAC, o Continente, o site da La Redoute e a loja da Vodafone.

[caption]marktest[/caption]

Se olharmos ao número de páginas visitadas, a Worten também lidera, com 52,5 milhões, seguida também pela Fnac, com 27,8 milhões, mas com a novidade do Ikea, que não estava na lista dos sites com mais visitas.

A Pixmania também entra neste ranking, com 14,5 milhões de páginas vistas neste período.

[caption]marktest[/caption]

Embora os dados da Marktest não avancem valores de compras concretizadas online, números recentemente divulgados pela SIBS mostram que o volume de gastos no ecommerce em Portugal é ainda relativamente reduzido e muitas vezes aplicado em lojas internacionais.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico