A Comissão Europeia lançou no passado dia 9 de maio uma consulta pública online na qual pede aos europeus para participarem deixando opiniões relativamente aos direitos dos cidadãos e ao futuro da Europa.



A possibilidade de participar estende-se até 9 de setembro, mas até agora 5.500 europeus já responderam à chamada, fazendo da iniciativa uma das mais participadas e abrangentes de sempre na história da comunidade.



Como gostaria que a União Europeia evoluísse no futuro próximo? Ou Em que tipo de União Europeia gostaria de viver em 2020? São algumas das questões que orientam a consulta e às quais os participantes devem responder.



Levando ao terreno uma proposta da Comissão Europeia, 2013 será o Ano Europeu dos Cidadãos. A consulta prepara o ano novo e chama os habitantes da região a envolverem-se mais nas questões políticas que devem orientar o futuro.



Os países mais participativos nesta consulta particular são, até agora, França, Itália, Espanha, Alemanha e Reino Unido, revela ainda a Comissão Europeia.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico