O .pt assinalou no ano passado os 25 anos e o registo de novos endereços web continua a crescer, agora de forma mais rápida em consonância com a maturidade do interesse das empresas pelo negócio digital.

Depois de ter atingido os 500 mil domínios em 2012, a ambição é chegar ao milhão de nomes web registados já em 2016, uma meta para a qual a associação DNS.pt tem vindo a trabalhar com várias iniciativas de promoção e inovações nas regras de registo, assim como investimento em iniciativas que trazem mais visibilidade como o leilão para os domínios de duas letras.

[caption]gráfico[/caption]

“Em fevereiro atingimos os 700.000 domínios registados, fruto do nosso empenho e de todas as iniciativas que temos levado a cabo, isto sempre reforçando a qualidade e segurança do serviço prestado pela Associação DNS.pt”, explicou ao TeK Luísa Gueifão, presidente do Conselho Diretivo da Associação DNS.PT.

Em janeiro deste ano foram registados mais de 9 mil domínios, sendo este considerado
o mês com maior número de registos desde que foi criada a Associação DNS.pt, depois da autonomização desta área em relação à FCCN.

Entre as iniciativas de dinamização promovidas pela DNS.pt Luisa Gueifão destaca os projetos sitestar.pt e 3em1, assim como as campanhas que procuram promover a portugalidade e o registo no ccTLD.pt. “Até agora tem funcionado e temos visto o .pt a crescer consideravelmente, nesse sentido as últimas estatísticas divulgadas pelo CENTR que apontam o .pt como o terceiro ccTLD europeu que mais cresceu”, acrescenta.

Escrito ao abrigo do novo Acordo
Ortográfico