Os sites do Governo português ou de institutos públicos foram visitados em 2012 por 73,2% dos utilizadores nacionais de Internet. Entre janeiro e novembro 3,88 milhões de portugueses acederam pelo menos a um dos sítios online que compõe a rede de páginas geridas pelo Estado.

O mais acedido dos sites pertence Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), até agora conhecido como Instituto de Meteorologia. O meteo.pt, agora ipma.pt, foi responsável por 26% do total de páginas vistas e por 33% do tempo que os internautas nacionais dedicaram a endereços online estatais. No espaço de 11 meses teve 201 milhões de páginas visualizadas e 2,39 milhões de utilizadores únicos.

O sítio netemprego.gov.pt conseguiu o segundo lugar em páginas vistas com 176 milhões de visitas, enquanto o site da Segurança Social ganhou a segunda posição com 1,48 milhões de utilizadores únicos. Em ambos os casos a diferença para o IPMA é considerável.

[caption]Sites estatais[/caption]

Na análise do tempo gasto em cada um dos sites, as três páginas dos organismos já referidos voltam a ocupar as posições cimeiras. O meteo.pt lidera com 1,7 milhões de horas, a Segurança Social segue-se com menos de metade do tempo, cerca de 754 mil horas, enquanto o netemprego.gov.pt totalizou 480 mil horas de visitas de internautas portugueses durante 2012.

[caption]Sites estatais[/caption]

Janeiro foi o mês que menos utilizadores únicos registou em sites do Governo, com 1,29 milhões de visitantes, setembro foi o que registou maior afluência num total de 2,16 milhões de utilizadores únicos.

[caption]Sites estatais[/caption]

Os dados compilados e revelados em nota de imprensa pelo Netpanel da Marktest dizem respeito a portugueses residentes no Continente com quatro e mais anos de idade.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico