Na última semana, o Twitter anunciou a introdução de um botão de edição, uma funcionalidade que a comunidade de utilizadores pede desde a criação da rede social.

A empresa explicou que será possível editar tweets durante os 30 minutos seguintes à publicação, mas uma informação adicional, recentemente obtida pelo TechCrunch, diz-nos que essa possibilidade está limitada a apenas cinco vezes.

Uma das preocupações levantadas acerca desta nova opção é a possibilidade que dá aos autores dos tweets de alterar, por completo, a sua mensagem. Isto pode facilitar a veiculação de notícias falsas, scams e outros tipos de esquemas.

Twitter "tomba" no segundo trimestre do ano com prejuízo de 270 milhões de dólares
Twitter "tomba" no segundo trimestre do ano com prejuízo de 270 milhões de dólares
Ver artigo

Esta dupla limitação (cinco vezes em 30 minutos) pode refrear o risco e importa sublinhar que o Twitter contempla a hipótese de reduzir estes números com base na utilização que a comunidade for dando à funcionalidade.

A edição vai começar por chegar aos subscritores neozelandeses do serviço premium, Twitter Blue. Este lançamento limitado é uma forma de testar a opção, pelo que depois de estudar e compreender a forma como a edição está a ser utilizada, a empresa deverá empregar os últimos ajustes antes de a tornar acessível globalmente.