Está online aquela que os criadores afirmam tratar-se da "maior fotografia da cidade de Lisboa": tem quase 3 Gibytes de tamanho e é composta por mais de uma centena de imagens, que lhe conferem grande definição e detalhe, mesmo em pormenores que à partida poderiam parecer "longe".

A fotografia, tirada no miradouro de São Pedro de Alcântara, "permite ver em grande detalhe marcos da cidade como o Castelo de São Jorge, a Sé de Lisboa, e a Igreja da Graça", assegura a Digisfera, que assina o projecto.

A start-up nacional foi criada em Janeiro, tirando partidos dos conhecimentos de um pai fotógrafo, António Cabral, e do filho, Manuel Bertrand Cabral, formado em engenharia de redes de comunicação, que se especializou no desenvolvimento de visitas virtuais.

A empresa investe em projectos que combinem a fotografia e a informática, apostando, para além dos gigapixel, em produtos interactivos como a fotografia panorâmica 360º, realidade virtual, alta definição, modulação 3D e visitas virtuais.

[caption]imagem fornecida pela Digisfera[/caption]

Na área das visitas virtuais está actualmente a desenvolver trabalhos para o Instituto Superior Técnico, Quinta da Regaleira e Câmara Municipal de Oeiras.

A apresentação do projecto que vai permitir fazer visitas virtuais ao Conselho de Oeiras acontece a 7 de Junho, enquanto a aplicação criada para a Quinta da Regaleira deverá ficar disponível ainda este mês, adiantou ao TeK António Cabral. O trabalho desenvolvido para o IST encontra-se acessível a partir site da Digisfera.

António Cabral não quis avançar números relativos ao investimento neste negócio de família.

A respeito de possíveis usos para imagens como a agora disponibilizada online, mencionou a possibilidade de utilização do recurso em miradouros virtuais da cidade. Embora o Turismo de Lisboa tenha inaugurado, há um ano, os seus próprios Miradouros Virtuais, o responsável defende que nas imagens disponibilizadas por estes "não se consegue fazer zoom como nesta [fotografia]".

[caption]Captura de imagem[/caption]

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.