O acesso a alguns mapas fornecidos pela National Imagery and Mapping Agency (NIMA), uma agência governamental norte americana que recolhe e trata mapas e imagens aéreas sobre todo o mundo, foi bloqueado nas semanas que se seguiram ao atentado nos Estados Unidos enquanto os seus responsáveis reviam os dados, noticiou a Government Executive Magazine.
O objectivo é impedir que a disponibilização de imagens do território americano e de outros países aliados possa pôr em causa a segurança nacional. O acesso aos mapas era livre na Internet, mas todos os que estavam relacionados com instalações de segurança já eram anteriormente bloqueados. Estas restrições não se aplicam a mapas naúticos e aeronáuticos, usados para navegação marítima e aérea, que continuam disponíveis ao público.
Todas as agências foram proibidas de vender ou copiar mapas topográficos, nomeadamente a U.S. Geological Survey e a Federal Aviation Administration, enquanto que a Biblioteca do Congresso e o Arquivo Nacional norte-americano foram aconselhados a negar o acesso público a esse mapas.
No final do ano 2000 a NIMA tinha lançado um site destinado a facilitar ao público o acesso a imagens sobre toda a terra. O Earth-info.org contém imagens da Terra, de mapas a outra informação geográfica produzida pelo governo americano mas também parceiros comerciais
Notícias Relacionadas:
2001-02-08 - Imagens por satélite ajudam vítimas do terramoto de El Salvador
2000-05-15 - EUA privatizam fotografias do espaço
Em destaque
-
Multimédia
IRON é (mesmo) um robot humanoide ou um humano disfarçado? Xpeng tira a limpo as dúvidas -
Site do dia
Faça a edição de ficheiros PDF gratuitamente online no website Sedja -
App do dia
North War: Island Defense 3D desafia à construção de um exército e recuperar o reino perdido -
How to TEK
Organize as suas reuniões e videochamadas através do agendamento no WhatsApp
Comentários