No âmbito de uma série de medidas incluídas no programa Legislar Melhor, o Conselho de Ministros aprovou hoje a data a partir da qual o Diário da República fica acessível online de forma gratuita. O executivo determinou que a partir de 1 de Julho deste ano todos os internautas podem aceder gratuitamente à edição online do Diário da República, um serviço público considerado "indispensável para o reforço e para o exercício de uma cidadania activa".
Todas as anteriores distribuições gratuitas da edição do Diário da República em papel serão agora substituídas pelo acesso online, passando igualmente a publicação de actos no DR passa a ser efectuada exclusivamente por via electrónica, certificada por uma assinatura electrónica qualificada.
O diploma determina ainda que a partir de 15 de Setembro ficará disponível, a partir do site gerido pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, o acesso à base de dados DIGESTO, que reforça as formas de acesso ao direito e à informação jurídica tratada. Este serviço será pago e está prevista a progressiva conexão e interoperabilidade com outras bases de dados jurídicas existentes na Administração Pública.
Notícias Relacionadas:
2006-05-04 - Governo cria Sistema de Certificação Electrónica para o Estado
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários