Os memes e gifs que animavam as redes sociais parecem cada vez mais substituídas por imagens e animações de IA generativas. Esta vai ser a aposta da Meta para aproveitar a boleia desta tendência e prepara-se para lançar diversos produtos baseados em inteligência artificial. Um deles é uma ferramenta que permite aos utilizadores do Facebook e Instagram criarem personagens geradas por IA, naquele que pretende ser um plano para angariar e reter um público mais jovem, avança o Financial Times.
Essas personagens virtuais inteligentes vão ter o seu próprio perfil e bio, com capacidade de gerar e partilhar conteúdo gerado por inteligência artificial na rede social da Meta, destacou Connor Hayes, vice-presidente para produtos ligados a IA generativa da empresa em entrevista ao jornal.
A empresa de Mark Zuckerberg pretende dar prioridade, durante os próximos dois anos, em tornar as suas aplicações mais divertidas e com maior “engagement”. E tornar as interações com a IA mais sociais é o caminho. A empresa lançou em julho nos Estados Unidos a ferramenta para a criação de personagens, tendo sido criadas centenas de milhares de avatares inteligentes, embora a empresa afirme que a maioria foi mantida privada até agora. As ferramentas de IA da Meta têm também sido utilizadas pelos criadores de conteúdos para melhorar os trabalhos, incluindo a edição de fotografias.
A Meta pretende assim manter-se a par das ofertas das redes sociais rivais, como o Snapchat que desde setembro oferece ferramentas de IA para desenhar personagens 3D para as suas experiências de realidade aumentada e com oferta de receitas. Também o TikTok tem explorado a IA com a funcionalidade Symphony para ajudar a promover produtos, criando vídeos através de prompts de texto e com avatares a traduzir para diversas línguas, destaca o FT.
Uma das ferramentas da Meta é a possibilidade de criar assistentes de IA para responder a questões colocadas pelos seguidores dos criadores de conteúdos. Os vídeos gerados por texto chegam também em breve.
Esta nova geração de ferramentas de IA para as redes sociais também está a ser seguida com alguma preocupação pelos analistas de cibersegurança. Apontam que estes conteúdos gerados por IA podem trazer riscos de gerar desinformação, e que devem ser adotados com os devidos mecanismos de segurança. A Meta pretende identificar claramente todos os conteúdos criados por IA para mitigar as preocupações.
Em destaque
-
Multimédia
Football Manager 26 regressa depois de um ano "lesionado". É para ganhar o campeonato? -
Site do dia
Ondas de 20 metros registadas a partir do espaço funcionam como "mensageiras" de tempestades -
App do dia
Viva a história emocionante de Anne através da resolução de puzzles -
How to TEK
Foi adicionado a um grupo no WhatsApp por alguém que não conhece? Saiba como sair de “mansinho” e reportar
Comentários