No próximo ano a Administração Fiscal irá pré-preencher os campos respeitantes aos rendimentos obtidos e às retenções na fonte das declarações de IRS dos mais de cinco milhões de titulares de rendimentos de trabalho dependente, pertencentes à categoria A, e de pensões - categoria H.




Contactada pelo Jornal de Notícias, a Direcção-Geral dos Impostos afirma que o preenchimento é válido para todos os cidadãos inseridos nestas categorias - com excepção das pensões de alimentos - independentemente de estes possuírem senha de acesso às Declarações Electrónicas.




Esta medida funcionará de modo progressivo até 2009, altura em que os contribuintes receberão as declarações anuais de rendimentos pré-preenchidas, electronicamente, em campos como as despesas em saúde, rendimentos obtidos ou descontos efectuados. O contribuinte terá apenas de confirmar ou completar estes dados, nomeadamente, nos campos relativos às deduções e benefícios fiscais.




Para além de dissuadir a prática de fuga ao fisco, a implementação do novo sistema é considerado um passo positivo e demonstrativo da proximidade entre os contribuintes e a Administração Fiscal.




Os números de 2004 mostram que existem perto de quatro milhões de titulares inseridos na categoria A e 1,3 milhões na H.




Paralelamente, foi aprovado ontem em Conselho de Ministros a dispensa da apresentação da certidão comprovativa de situação tributária ou contributiva regularizada no relacionamento com os serviços públicos. Essa informação passa a ser recolhida pela entidade pública em questão, por via electrónica ou a partir dos sites das
Declarações Electrónicas e do Serviço de Segurança Social Directa.

Notícias Relacionadas:

2006-02-17 - Sistema de alertas para declarações de IRS online reduz tempo de resolução de irregularidades

2006-01-30 - Serviços vão pré-preencher Declarações de IRS

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.